Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairment
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51043 |
Resumo: | O aumento de matrícula de estudantes surdos no Ensino superior tem se constituído um fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nesta etapa de educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às Instituições de Ensino Superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação. |
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Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairmentEducaçãoPolíticas Públicas; Educação Superior; Inclusão; Surdo; Língua de Sinais Brasileira.EducaçãoO aumento de matrícula de estudantes surdos no Ensino superior tem se constituído um fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nesta etapa de educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às Instituições de Ensino Superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.UFPRMartins, Sandra Eli Sartoreto de OliveiraNapolitano, Carlo José2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51043Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 107-126Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 107-126Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 107-1261984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51043/34100Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:53:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/51043Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:53:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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