Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/113699 |
Resumo: | Ao longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, por parte dos familiares e dos profissionais que a acompanham. Esse fato parece sempre reavivar as discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. Esta obra busca responder se o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos, fragmento de fala etc.), conseguirá partilhar situaçõs de produção da linguagem, por intermédio da leitura. O material empírico usado pela autora é vasto e rico, e a análise e a discussão dos dados, cuidadosas e focadas nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos. A riqueza e a densidade das situações empíricas apresentadas neste trabalho favorece ainda o debate sobre situações de práticas educacionais mais ou menos favoráveis ao letramento de alunos surdos, constituindo material de grande interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a atuar na educação inclusiva. |
id |
UNSP_a4b6e7f99c361904654648874c9ebbbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/113699 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de leitores surdos e a educação inclusivaSurdos - EducaçãoEducação inclusivaLíngua de sinaisAo longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, por parte dos familiares e dos profissionais que a acompanham. Esse fato parece sempre reavivar as discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. Esta obra busca responder se o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos, fragmento de fala etc.), conseguirá partilhar situaçõs de produção da linguagem, por intermédio da leitura. O material empírico usado pela autora é vasto e rico, e a análise e a discussão dos dados, cuidadosas e focadas nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos. A riqueza e a densidade das situações empíricas apresentadas neste trabalho favorece ainda o debate sobre situações de práticas educacionais mais ou menos favoráveis ao letramento de alunos surdos, constituindo material de grande interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a atuar na educação inclusiva.Editora Unesp2014-12-15T19:55:43Z2014-12-15T19:55:43Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book331 p.application/pdfMARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 97885393020559788539302055http://hdl.handle.net/11449/113699ISBN9788539302055.pdf33004110040P5porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
title |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
spellingShingle |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] Surdos - Educação Educação inclusiva Língua de sinais |
title_short |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
title_full |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
title_fullStr |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
title_sort |
Formação de leitores surdos e a educação inclusiva |
author |
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - Educação Educação inclusiva Língua de sinais |
topic |
Surdos - Educação Educação inclusiva Língua de sinais |
description |
Ao longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, por parte dos familiares e dos profissionais que a acompanham. Esse fato parece sempre reavivar as discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. Esta obra busca responder se o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos, fragmento de fala etc.), conseguirá partilhar situaçõs de produção da linguagem, por intermédio da leitura. O material empírico usado pela autora é vasto e rico, e a análise e a discussão dos dados, cuidadosas e focadas nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos. A riqueza e a densidade das situações empíricas apresentadas neste trabalho favorece ainda o debate sobre situações de práticas educacionais mais ou menos favoráveis ao letramento de alunos surdos, constituindo material de grande interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a atuar na educação inclusiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2014-12-15T19:55:43Z 2014-12-15T19:55:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302055 9788539302055 http://hdl.handle.net/11449/113699 ISBN9788539302055.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302055 9788539302055 ISBN9788539302055.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/113699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
331 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128178215976960 |