Formação de leitores surdos e a educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/113699
Resumo: Ao longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, por parte dos familiares e dos profissionais que a acompanham. Esse fato parece sempre reavivar as discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. Esta obra busca responder se o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos, fragmento de fala etc.), conseguirá partilhar situaçõs de produção da linguagem, por intermédio da leitura. O material empírico usado pela autora é vasto e rico, e a análise e a discussão dos dados, cuidadosas e focadas nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos. A riqueza e a densidade das situações empíricas apresentadas neste trabalho favorece ainda o debate sobre situações de práticas educacionais mais ou menos favoráveis ao letramento de alunos surdos, constituindo material de grande interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a atuar na educação inclusiva.
id UNSP_a4b6e7f99c361904654648874c9ebbbb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/113699
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de leitores surdos e a educação inclusivaSurdos - EducaçãoEducação inclusivaLíngua de sinaisAo longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, por parte dos familiares e dos profissionais que a acompanham. Esse fato parece sempre reavivar as discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. Esta obra busca responder se o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos, fragmento de fala etc.), conseguirá partilhar situaçõs de produção da linguagem, por intermédio da leitura. O material empírico usado pela autora é vasto e rico, e a análise e a discussão dos dados, cuidadosas e focadas nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos. A riqueza e a densidade das situações empíricas apresentadas neste trabalho favorece ainda o debate sobre situações de práticas educacionais mais ou menos favoráveis ao letramento de alunos surdos, constituindo material de grande interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a atuar na educação inclusiva.Editora Unesp2014-12-15T19:55:43Z2014-12-15T19:55:43Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book331 p.application/pdfMARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 97885393020559788539302055http://hdl.handle.net/11449/113699ISBN9788539302055.pdf33004110040P5porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
title Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
spellingShingle Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Surdos - Educação
Educação inclusiva
Língua de sinais
title_short Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
title_full Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
title_fullStr Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
title_full_unstemmed Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
title_sort Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
author Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author_facet Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Educação inclusiva
Língua de sinais
topic Surdos - Educação
Educação inclusiva
Língua de sinais
description Ao longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, por parte dos familiares e dos profissionais que a acompanham. Esse fato parece sempre reavivar as discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. Esta obra busca responder se o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos, fragmento de fala etc.), conseguirá partilhar situaçõs de produção da linguagem, por intermédio da leitura. O material empírico usado pela autora é vasto e rico, e a análise e a discussão dos dados, cuidadosas e focadas nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos. A riqueza e a densidade das situações empíricas apresentadas neste trabalho favorece ainda o debate sobre situações de práticas educacionais mais ou menos favoráveis ao letramento de alunos surdos, constituindo material de grande interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a atuar na educação inclusiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2014-12-15T19:55:43Z
2014-12-15T19:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302055
9788539302055
http://hdl.handle.net/11449/113699
ISBN9788539302055.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Formação de leitores surdos e a educação inclusiva. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302055
9788539302055
ISBN9788539302055.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/113699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 331 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128178215976960