Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellen Ribeiro Piske, Fernanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Stoltz, Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545
Resumo: Este artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de Rudolf Steiner, relacionando-o ao trabalho com superdotados. Seu objetivo é investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados. À parte importantes diferenças, as propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando ressaltam a mediação docente significativa. O professor, como principal mediador, é responsável pela proposta de ensino criativo e estético voltado ao amor ao conhecimento e à vida.
id UFPR-4_168d24903b72fc082fd51b67a956ca00
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/81545
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotadosEste artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de Rudolf Steiner, relacionando-o ao trabalho com superdotados. Seu objetivo é investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados. À parte importantes diferenças, as propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando ressaltam a mediação docente significativa. O professor, como principal mediador, é responsável pela proposta de ensino criativo e estético voltado ao amor ao conhecimento e à vida.UFPRHellen Ribeiro Piske, FernandaStoltz, Tania2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545/45268https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545/45269Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/81545Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
title Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
spellingShingle Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
Hellen Ribeiro Piske, Fernanda
title_short Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
title_full Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
title_fullStr Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
title_full_unstemmed Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
title_sort Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados
author Hellen Ribeiro Piske, Fernanda
author_facet Hellen Ribeiro Piske, Fernanda
Stoltz, Tania
author_role author
author2 Stoltz, Tania
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hellen Ribeiro Piske, Fernanda
Stoltz, Tania
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de Rudolf Steiner, relacionando-o ao trabalho com superdotados. Seu objetivo é investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados. À parte importantes diferenças, as propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando ressaltam a mediação docente significativa. O professor, como principal mediador, é responsável pela proposta de ensino criativo e estético voltado ao amor ao conhecimento e à vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545/45268
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545/45269
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900296019968