O curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas: implicações para a democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Vidal Peroni, Vera
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria Bezerra de Oliveira, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77554
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre o público e o privado, mais especificamente a privatização na educação, por meio da parceria da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) com a Fundação Lemann – curso Gestão para Aprendizagem, direcionado aos gestores escolares, com foco na gestão de resultados, reforçando o modelo gerencial de gestão na escola e as implicações para a democratização da educação. Analisamos a relação público e privado na educação como parte de um processo de correlação de forças que ocorre na sociedade, não apenas como propriedade, mas como projetos societários em disputa, tanto no Estado, quanto na sociedade civil. O privado não é uma abstração, nossas análises apontam para redes de sujeitos individuais ou coletivos (THOMPSON, 1981) que se relacionam e defendem projetos com interesses de classe, vinculados ao mercado e/ou ao neoconservadorismo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental do material das aulas do curso Gestão para Aprendizagem, vídeos e planilhas padronizadas. Os dados coletados nos levaram a identificar a ênfase na gestão gerencial, em detrimento da gestão democrática, como parte do pressuposto neoliberal de que o público vai mal e o mercado tem que ser o padrão de qualidade, nos permitindo afirmar que a gestão gerencial tem assumido a direção das escolas públicas de Alagoas, com a imposição de ações padronizadas e rotinas pré-estabelecidas, retirando da escola sua autonomia administrativa e pedagógica.
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