O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
Publication Date: 2021
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/220518
Summary: Esta Tese está vinculada ao Grupo de Pesquisa Relação Público Privada na Educação (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS) que, em termos gerais, constitui-se por uma investigação acerca das implicações das parcerias público-privadas para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, dada a expansão das mesmas no campo educacional. O objetivo, portanto, foi analisar a materialização do programa Formar – curso Gestão Para Aprendizagem (GPA) no sistema público de educação básica de Alagoas, assim como o deslocamento da gestão democrática para o modelo gerencial e suas implicações à democratização da educação pública alagoana. O recorte temporal da pesquisa foi de quatro anos (2016 – 2020), e o lócus, na Rede Estadual de Educação Básica de Alagoas. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, utilizou o materialismo histórico dialético, o que permitiu, por meio da pesquisa documental, conhecer e analisar as práticas dos sujeitos envolvidos com a Fundação Lemann (FL) e como ela se materializa nos sistemas de educação básica pública especificamente em Alagoas. Foi utilizada a pesquisa documental como principal caminho metodológico para a coleta e análise de dados que permitiram responder à questão central desta tese, envolvendo, entre outros, os sites de organizações com ou sem fins lucrativos que compõem a rede de relações da Fundação Lemann: editais, termo de parceria, legislação estadual e federal, vídeos, bibliografias, conteúdos do Curso Gestão Para Aprendizagem e registros de eventos. Para melhor ratificar as informações obtidas nos documentos, também aconteceram entrevistas semiestruturadas, dirigidas aos/às gestores/as da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ao Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação (Sinteal) e à representante do magistério estadual no Conselho Estadual de Educação (CEE). Quatro momentos fundamentais são demarcados na construção da Tese. O primeiro consistiu na definição dos conceitos e categorias que auxiliaram no percurso deste trabalho. O segundo momento permitiu conhecer as organizações Lemann que fortalecem o projeto neoliberal de controle da educação brasileira. O terceiro compreendeu o aprofundamento sobre o Programa Formar e o conteúdo do curso GPA. O quarto momento foi dedicado ao entendimento da materialização da FL e do Programa Formar no Sistema Estadual de Educação básica de Alagoas, a institucionalização do gerencialismo e suas implicações para a democratização da educação. Os resultados das análises mostram que existe uma interferência do Terceiro Setor na direção, no conteúdo e na execução das políticas públicas de educação no estado de Alagoas, influenciando no distanciamento da gestão democrática, dando lugar ao gerencialismo que em nada contribui para a democratização da educação básica pública em Alagoas.
id URGS_807c90d4cb954f9e726ef8f7600d706d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220518
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Cristina Maria Bezerra dePeroni, Vera Maria Vidal2021-05-04T04:28:06Z2021http://hdl.handle.net/10183/220518001124671Esta Tese está vinculada ao Grupo de Pesquisa Relação Público Privada na Educação (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS) que, em termos gerais, constitui-se por uma investigação acerca das implicações das parcerias público-privadas para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, dada a expansão das mesmas no campo educacional. O objetivo, portanto, foi analisar a materialização do programa Formar – curso Gestão Para Aprendizagem (GPA) no sistema público de educação básica de Alagoas, assim como o deslocamento da gestão democrática para o modelo gerencial e suas implicações à democratização da educação pública alagoana. O recorte temporal da pesquisa foi de quatro anos (2016 – 2020), e o lócus, na Rede Estadual de Educação Básica de Alagoas. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, utilizou o materialismo histórico dialético, o que permitiu, por meio da pesquisa documental, conhecer e analisar as práticas dos sujeitos envolvidos com a Fundação Lemann (FL) e como ela se materializa nos sistemas de educação básica pública especificamente em Alagoas. Foi utilizada a pesquisa documental como principal caminho metodológico para a coleta e análise de dados que permitiram responder à questão central desta tese, envolvendo, entre outros, os sites de organizações com ou sem fins lucrativos que compõem a rede de relações da Fundação Lemann: editais, termo de parceria, legislação estadual e federal, vídeos, bibliografias, conteúdos do Curso Gestão Para Aprendizagem e registros de eventos. Para melhor ratificar as informações obtidas nos documentos, também aconteceram entrevistas semiestruturadas, dirigidas aos/às gestores/as da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ao Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação (Sinteal) e à representante do magistério estadual no Conselho Estadual de Educação (CEE). Quatro momentos fundamentais são demarcados na construção da Tese. O primeiro consistiu na definição dos conceitos e categorias que auxiliaram no percurso deste trabalho. O segundo momento permitiu conhecer as organizações Lemann que fortalecem o projeto neoliberal de controle da educação brasileira. O terceiro compreendeu o aprofundamento sobre o Programa Formar e o conteúdo do curso GPA. O quarto momento foi dedicado ao entendimento da materialização da FL e do Programa Formar no Sistema Estadual de Educação básica de Alagoas, a institucionalização do gerencialismo e suas implicações para a democratização da educação. Os resultados das análises mostram que existe uma interferência do Terceiro Setor na direção, no conteúdo e na execução das políticas públicas de educação no estado de Alagoas, influenciando no distanciamento da gestão democrática, dando lugar ao gerencialismo que em nada contribui para a democratização da educação básica pública em Alagoas.This Thesis is linked to the Research Group Public Private Relationship in Education (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS), in general, is an investigation of the implications of publicprivate partnerships for democratization of education in Latin American: Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Uruguay and Venezuela, because of their expansion in the educational field. It aims to analyze the materialization of the Formar program – Course on Managerialism for Learning (CML) in the public basic education system of Alagoas, as well as the displacement of democratic management to the managerial model and its implications to the democratization of Alagoas public education. The time cut of the research was four years (2016-2020) and the locus in the State Network of Basic Education of Alagoas. The qualitative methodological approach used the dialetical historical materialism, which allowed, through documentary research, to know and analyze the practices of the subjects involved with the Lemann Foundation (LF) and how it materializes in the public basic education system in Alagoas. It was used the documentary research to the data and analysis collection that allowed to answer the central research question, relating to the websites of nonprofit and profit organizations that integrate the network of relations of the Lemann Foundation (LF), examination for civil service, partnership term, state and federal legislation, vídeos, bibliographies, Course on Managerialism for Learning (CML), content and event records. To endorse the informations of the documents, it was conducted semi-structured interviews, addressed to the administrators of the Alagoas Department of Education, the Education Trade Union and the representative of the state teaching in the State Council of Education. Four fundamental moments are demarcated for the Thesis construction. The first one consists on define the concepts and categories that supported the research. The second moment, allowed us to know the Lemann organizations that strengthen the neoliberal project to control the Brazilian education. The third consists a deeper understanding of the Formar Program and the content of the CML. In the fourth moment, the understanding of the materializaiton of the LF, the Formar Program in the Alagoas System of Basic Education, the institutionalization of managerialism and its implication for the democratization of education. The analysis results show that there is an interference of the Third Sector in the direction, content and execution of public education policies in Alagoas, influencing the distancing of democratic management, that it is being replaced to managerialism that definitely does not contribute to the democratization of public basic education in Alagoas.Esta Tesis está vinculada al Grupo de Investigación en Relaciones Público Privadas en Educación (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS) que, en términos generales, está constituido por una investigación sobre las implicaciones de las alianzas público privadas para la democratización de la educación en países latinoamericanos: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Uruguay y Venezuela, dada su expansión en el campo educativo. El objetivo, por tanto, fue analizar la materialización del programa Formar - curso Gestión para el Aprendizaje (GPA) en el sistema de educación básica pública de Alagoas, así como el paso de la gestión democrática al modelo gerencial y sus implicaciones para la democratización de la educación pública alagoana. El marco temporal de la investigación fue de cuatro años (2016 - 2020), y el locus, en la Red Estatal de Educación Básica de Alagoas. El enfoque metodológico cualitativo utilizó el materialismo histórico dialéctico, que permitió, a través de la investigación documental, conocer y analizar las prácticas de los sujetos involucrados con la Fundación Lemann (FL) y cómo ella se materializa en los sistemas públicos de educación básica, concretamente en Alagoas. Se utilizó la investigación documental como principal camino metodológico para la recolección y análisis de datos que permitieron dar respuesta a la pregunta central de esta tesis, involucrando, entre otros, los sitios web de organizaciones con o sin fines de lucro que integran la red de relaciones de la Fundación Lemann: Avisos públicos, convenio de colaboración, legislación estatal y federal, videos, bibliografías, contenidos del Curso de Gestión para el Aprendizaje y registros de eventos. Con el fin de ratificar mejor la información obtenida en los documentos, también se realizaron entrevistas seme-estructuradas, dirigidas a los directivos de la Secretaría de Estado de Educación (Seduc), vos de la Secretaría de Estado de Educación (Seduc), al Sindicato de los Trabajadores en Educación (Sinteal) y al representante del magisterio estatal en el Consejo Estatal de Educación (CEE). Se marcan cuatro momentos fundamentales en la construcción de la Tesis. El primero consistió en definir los conceptos y categorías que ayudaron a lo largo de este trabajo. El segundo momento permitió conocer las organizaciones Lemann que fortalecen el proyecto neoliberal de control de la educación brasileña. El tercero entendió la profundidad del Programa Formar y el contenido del curso GPA. El cuarto momento estuvo dedicado a comprender la materialización de la FL y del Programa Formar en el Sistema Estatal de Educación Básica de Alagoas, la institucionalización del gerencialismo y sus implicaciones para la democratización de la educación. Los resultados de los análisis muestran que hay una interfencia del Tercer Sector en la dirección, en el contenido y en la ejecución de las políticas públicas de educación en el estado de Alagoas, incidiendo en el alejamiento de la gestión democrática, dando paso a un gerencialismo que de ninguna manera contribuye a la democratización de la educación básica pública en Alagoas.application/pdfporParceria público-privadaEducação básicaDemocratizaçãoPublic-private partnershipLemann FoundationDemocratization of Basic Public EducationAlianzas público privadas en educaciónFundación LemannDemocratización de la Educación Básica PúblicaO programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124671.pdf.txt001124671.pdf.txtExtracted Texttext/plain938522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220518/2/001124671.pdf.txt03d4d2589d2f32cad6d1eaf092c31f10MD52ORIGINAL001124671.pdfTexto completoapplication/pdf10891422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220518/1/001124671.pdf5ee3ca6829e55edb6e0fc717d9817777MD5110183/2205182021-05-07 04:54:08.918829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:54:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
title O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
spellingShingle O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
Parceria público-privada
Educação básica
Democratização
Public-private partnership
Lemann Foundation
Democratization of Basic Public Education
Alianzas público privadas en educación
Fundación Lemann
Democratización de la Educación Básica Pública
title_short O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
title_full O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
title_fullStr O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
title_full_unstemmed O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
title_sort O programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educação
author Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
author_facet Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
contributor_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Parceria público-privada
Educação básica
Democratização
topic Parceria público-privada
Educação básica
Democratização
Public-private partnership
Lemann Foundation
Democratization of Basic Public Education
Alianzas público privadas en educación
Fundación Lemann
Democratización de la Educación Básica Pública
dc.subject.eng.fl_str_mv Public-private partnership
Lemann Foundation
Democratization of Basic Public Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Alianzas público privadas en educación
Fundación Lemann
Democratización de la Educación Básica Pública
description Esta Tese está vinculada ao Grupo de Pesquisa Relação Público Privada na Educação (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS) que, em termos gerais, constitui-se por uma investigação acerca das implicações das parcerias público-privadas para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, dada a expansão das mesmas no campo educacional. O objetivo, portanto, foi analisar a materialização do programa Formar – curso Gestão Para Aprendizagem (GPA) no sistema público de educação básica de Alagoas, assim como o deslocamento da gestão democrática para o modelo gerencial e suas implicações à democratização da educação pública alagoana. O recorte temporal da pesquisa foi de quatro anos (2016 – 2020), e o lócus, na Rede Estadual de Educação Básica de Alagoas. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, utilizou o materialismo histórico dialético, o que permitiu, por meio da pesquisa documental, conhecer e analisar as práticas dos sujeitos envolvidos com a Fundação Lemann (FL) e como ela se materializa nos sistemas de educação básica pública especificamente em Alagoas. Foi utilizada a pesquisa documental como principal caminho metodológico para a coleta e análise de dados que permitiram responder à questão central desta tese, envolvendo, entre outros, os sites de organizações com ou sem fins lucrativos que compõem a rede de relações da Fundação Lemann: editais, termo de parceria, legislação estadual e federal, vídeos, bibliografias, conteúdos do Curso Gestão Para Aprendizagem e registros de eventos. Para melhor ratificar as informações obtidas nos documentos, também aconteceram entrevistas semiestruturadas, dirigidas aos/às gestores/as da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ao Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação (Sinteal) e à representante do magistério estadual no Conselho Estadual de Educação (CEE). Quatro momentos fundamentais são demarcados na construção da Tese. O primeiro consistiu na definição dos conceitos e categorias que auxiliaram no percurso deste trabalho. O segundo momento permitiu conhecer as organizações Lemann que fortalecem o projeto neoliberal de controle da educação brasileira. O terceiro compreendeu o aprofundamento sobre o Programa Formar e o conteúdo do curso GPA. O quarto momento foi dedicado ao entendimento da materialização da FL e do Programa Formar no Sistema Estadual de Educação básica de Alagoas, a institucionalização do gerencialismo e suas implicações para a democratização da educação. Os resultados das análises mostram que existe uma interferência do Terceiro Setor na direção, no conteúdo e na execução das políticas públicas de educação no estado de Alagoas, influenciando no distanciamento da gestão democrática, dando lugar ao gerencialismo que em nada contribui para a democratização da educação básica pública em Alagoas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-04T04:28:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220518
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124671
url http://hdl.handle.net/10183/220518
identifier_str_mv 001124671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220518/2/001124671.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220518/1/001124671.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03d4d2589d2f32cad6d1eaf092c31f10
5ee3ca6829e55edb6e0fc717d9817777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309178948911104