Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vonèche, Jacques
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Stoltz, Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11365
Resumo: Discute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget.A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de umparalelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo éuma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece àsregras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e,como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual arelação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da açãosensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras.Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento deregras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entrefatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo emente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementaresum em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismopotencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiralgeral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio,assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo.
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