Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11365 |
Resumo: | Discute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget.A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de umparalelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo éuma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece àsregras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e,como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual arelação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da açãosensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras.Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento deregras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entrefatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo emente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementaresum em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismopotencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiralgeral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio,assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo. |
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Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de PiagetAction as the solution to the mind-body problem in Piaget’s theorymind; body; Piaget; mente; corpoDiscute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget.A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de umparalelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo éuma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece àsregras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e,como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual arelação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da açãosensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras.Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento deregras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entrefatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo emente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementaresum em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismopotencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiralgeral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio,assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo.This article discusses the relation between mind and body in Piagetiantheory. The relation between mind and body is explained by Piaget in termsof a parallelism between psyche and physical processes. On one side, thebody is a part of the world of material objects and, as such, obeys the rulesof causality. On the other hand, the mind is a formal unity and, as such,obeys the rule of formal necessity that is implication. What is the relationbetween both? All forms of knowledge have the origin in sensory-motoractions. Actions are at first rhythmic and afterwards regulatory. Regulationsgive origin to different forms of rule behavior and norm consciousness.This consciousness requires a distinction between facts and norms, causesand meanings, as well as the distinction between mind and body. However,both poles of these pairs are always complementary to each other. Theprinciple of equilibration regulates the potential isomorphism betweenmind and body as its development in a general spiral of knowledge.The body constitutes the mediator between self and the environment, aswell as this mediation inversely constitutes the self itself.UFPR2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11365Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 17-43Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 17-43Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 17-431984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11365/7911https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11365/31411Vonèche, JacquesStoltz, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:08:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/11365Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:08:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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