Knowledge in the classroom: teaching organization in an interdisciplinary perspective
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11387 |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridadee sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituaçãoda interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmicometodológicospara a implementação da prática interdisciplinar narealidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridadepossibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletivae crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular ea formação continuada dos professores. É necessária a planificação e aoperacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular pormeio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade ecomplexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, queestabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas.A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar,tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular,para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e aspossíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual. |
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Knowledge in the classroom: teaching organization in an interdisciplinary perspectiveO conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinarinterdisciplinaridade; teoria de ensino; matriz curricular; interdisciplinary; teaching; curriculum theoryEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridadee sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituaçãoda interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmicometodológicospara a implementação da prática interdisciplinar narealidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridadepossibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletivae crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular ea formação continuada dos professores. É necessária a planificação e aoperacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular pormeio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade ecomplexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, queestabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas.A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar,tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular,para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e aspossíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.This paper is a bibliographic research about interdisciplinarity andits organization in the curriculum. The concept of interdisciplinarityis discussed and a few epistemologic-methodological approaches areproposed to introduce the interdisciplinary practice in the school routine.As a conclusion, it is emphasized that interdisciplinarity should be takenas an instrument that may allow school to be an environment where criticaland collective knowledge may be produced. To such end, curriculum shouldbe redesigned and continuing teacher education practiced. It is needed, onone hand, to plan and operate knowledge vertically through the curriculummatrix, relating the idea of increasing complexity and deepening (verticaldimension), and in the other hand to relate the knowledge of one disciplineto another (horizontal dimension). The idea of interdisciplinarity shoulddelicately bring together the vertical and horizontal dimensions throughcurriculum and teacher practice, to allow the emergence of new knowledgewith relational and contextual meaning.UFPR2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11387Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 235-250Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 235-250Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 235-2501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11387/7933https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11387/31423Azevedo, Maria Antonia Ramos deAndrade, Maria de Fátima Ramos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:08:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/11387Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:08:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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