Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Monica Ribeiro
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071
Resumo: Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. Abstract Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society’s Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse.
id UFPR-4_1c50f3a1d725b52649099f51a1b01c8f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2071
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedadecurrículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Society’s Critical Theory. Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. Abstract Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society’s Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-1231984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/1723https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/31186da Silva, Monica Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2071Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
title Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
spellingShingle Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
da Silva, Monica Ribeiro
currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Society’s Critical Theory.
title_short Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
title_full Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
title_fullStr Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
title_full_unstemmed Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
title_sort Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
author da Silva, Monica Ribeiro
author_facet da Silva, Monica Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Monica Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Society’s Critical Theory.
topic currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Society’s Critical Theory.
description Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. Abstract Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society’s Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/1723
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/31186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892878393344