Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071 |
Resumo: | Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. Abstract Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Societys Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse. |
id |
UFPR-4_1c50f3a1d725b52649099f51a1b01c8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2071 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedadecurrículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Societys Critical Theory. Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. Abstract Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Societys Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-1231984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/1723https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/31186da Silva, Monica Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2071Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
title |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
spellingShingle |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade da Silva, Monica Ribeiro currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Societys Critical Theory. |
title_short |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
title_full |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
title_fullStr |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
title_full_unstemmed |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
title_sort |
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
author |
da Silva, Monica Ribeiro |
author_facet |
da Silva, Monica Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Monica Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Societys Critical Theory. |
topic |
currículo; reformas educacionais; Teoria Crítica da Sociedade; curriculum; educational reforms; Societys Critical Theory. |
description |
Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. Abstract Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Societys Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/1723 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2071/31186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 111-123 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892878393344 |