Uma experiência de inclusão – providências, viabilização e resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151
Resumo: Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar. An experience with inclusion – requirements and results Abstract This article discusses inclusion of students with visual impairment in a public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines three phases of development of the experience: a) preliminary; b) organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows: that the participants gained knowledge and confidence about how to relate to children with visual impairment, so that they could participate and contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic inclusion.
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