Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151 |
Resumo: | Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar. An experience with inclusion requirements and results Abstract This article discusses inclusion of students with visual impairment in a public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines three phases of development of the experience: a) preliminary; b) organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows: that the participants gained knowledge and confidence about how to relate to children with visual impairment, so that they could participate and contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic inclusion. |
id |
UFPR-4_1d60f10fe9b196cb29da5d9196bb1d4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2151 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultadosinclusão escolar; deficiência visual; aluno com deficiência na escola regular; scholastic inclusion; visual impairment; impaired student in regular school. Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar. An experience with inclusion requirements and results Abstract This article discusses inclusion of students with visual impairment in a public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines three phases of development of the experience: a) preliminary; b) organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows: that the participants gained knowledge and confidence about how to relate to children with visual impairment, so that they could participate and contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic inclusion. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-431984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151/1803https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151/31345Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2151Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
title |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
spellingShingle |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano inclusão escolar; deficiência visual; aluno com deficiência na escola regular; scholastic inclusion; visual impairment; impaired student in regular school. |
title_short |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
title_full |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
title_fullStr |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
title_sort |
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados |
author |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano |
author_facet |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão escolar; deficiência visual; aluno com deficiência na escola regular; scholastic inclusion; visual impairment; impaired student in regular school. |
topic |
inclusão escolar; deficiência visual; aluno com deficiência na escola regular; scholastic inclusion; visual impairment; impaired student in regular school. |
description |
Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar. An experience with inclusion requirements and results Abstract This article discusses inclusion of students with visual impairment in a public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines three phases of development of the experience: a) preliminary; b) organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows: that the participants gained knowledge and confidence about how to relate to children with visual impairment, so that they could participate and contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic inclusion. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151/1803 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2151/31345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43 Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43 Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894777364480 |