Crescimento de matrículas de alunos com deficiência na última década nas escolas municipais de Salvador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32573 |
Resumo: | Nas ultimas décadas a escola tem buscado promover a inclusão de todos os alunos no ensino regular. O presente estudo teve como principal objetivo analisar o crescimento das matrículas de alunos com deficiência na ultima década nas escolas regulares de Salvador. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise documental, além de busca a sites como: MEC, INEP, SECULT para buscar dados referentes às matrículas de alunos com deficiência no ensino regular na ultima década. Foi estudado o percurso histórico da educação das pessoas com deficiência, enfocando os paradigmas da educação: Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão. Foram analisados nove documentos normativos que tratam da questão da inclusão a partir da Constituição Federal de 1988. Os resultados apontam que houve um crescimento de matrículas na rede municipal de Salvador na ultima década devido a as políticas públicas e a municipalização do Ensino Fundamental I, porém as políticas públicas precisam garantir além da matrícula a permanência do aluno com deficiência na escola tornando-a atrativa para ele. Por outro lado é possível observar que os alunos que tem um acompanhamento da família e fazem complementação em outras instituições tem obtido sucesso escolar. Conclui-se que nas escolas municipais a inclusão vem acontecendo, de maneira bastante precária, pois em algumas escolas faltam rampas de acesso, banheiros adaptados, corrimões etc., materiais específicos para que o professor trabalhe com os alunos com deficiência e uma das maiores queixas dos professores, a formação voltada para a educação inclusiva. Portanto espera-se que com a implantação das salas de apoio multifuncionais nas escolas municipais, os alunos com deficiência possam ter uma educação de qualidade. |
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