Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317 |
Resumo: | Serão problematizadas as relações entre literatura e ensino, com ênfase na história recente do ensino da literatura (infantil) na educação escolar brasileira. O objetivo é discutir a importância da leitura (literária) da configuração de textos literários para o processo de formação de leitores, assim como as implicações para a formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. |
id |
UFPR-4_1f32ce6cee601ce371f86487445c3794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36317 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXISerão problematizadas as relações entre literatura e ensino, com ênfase na história recente do ensino da literatura (infantil) na educação escolar brasileira. O objetivo é discutir a importância da leitura (literária) da configuração de textos literários para o processo de formação de leitores, assim como as implicações para a formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. UFPRMortatti, Maria do Rosário Longo2014-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 23-43Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 23-43Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 23-431984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317/22630https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317/30666info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/36317Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
title |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
spellingShingle |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI Mortatti, Maria do Rosário Longo |
title_short |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
title_full |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
title_fullStr |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
title_full_unstemmed |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
title_sort |
Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI |
author |
Mortatti, Maria do Rosário Longo |
author_facet |
Mortatti, Maria do Rosário Longo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mortatti, Maria do Rosário Longo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Serão problematizadas as relações entre literatura e ensino, com ênfase na história recente do ensino da literatura (infantil) na educação escolar brasileira. O objetivo é discutir a importância da leitura (literária) da configuração de textos literários para o processo de formação de leitores, assim como as implicações para a formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317/22630 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36317/30666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 23-43 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 23-43 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 23-43 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902506418176 |