Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortatti,Maria do Rosário Longo
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300004
Resumo: No Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organização republicana da instrução pública, observa-se o início de um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita e de identificação entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a questão dos métodos. A partir de então, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concepções de alfabetização, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas questões, problematizar a relação entre cartilha de alfabetização e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação e da alfabetização em nosso país.
id CEDES-2_7dea7d89b324eba1115e2ca49586f608
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622000000300004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secularCartilhaalfabetizaçãoensino da leituracultura escolarhistória da alfabetizaçãoNo Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organização republicana da instrução pública, observa-se o início de um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita e de identificação entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a questão dos métodos. A partir de então, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concepções de alfabetização, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas questões, problematizar a relação entre cartilha de alfabetização e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação e da alfabetização em nosso país.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300004Cadernos CEDES v.20 n.52 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMortatti,Maria do Rosário Longopor2001-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-15T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
title Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
spellingShingle Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
Mortatti,Maria do Rosário Longo
Cartilha
alfabetização
ensino da leitura
cultura escolar
história da alfabetização
title_short Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
title_full Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
title_fullStr Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
title_full_unstemmed Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
title_sort Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular
author Mortatti,Maria do Rosário Longo
author_facet Mortatti,Maria do Rosário Longo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortatti,Maria do Rosário Longo
dc.subject.por.fl_str_mv Cartilha
alfabetização
ensino da leitura
cultura escolar
história da alfabetização
topic Cartilha
alfabetização
ensino da leitura
cultura escolar
história da alfabetização
description No Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organização republicana da instrução pública, observa-se o início de um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita e de identificação entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a questão dos métodos. A partir de então, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concepções de alfabetização, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas questões, problematizar a relação entre cartilha de alfabetização e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação e da alfabetização em nosso país.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622000000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.20 n.52 2000
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604837339136