Educação Histórica: vontades de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barca, Isabel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884
Resumo: Para explorar de forma  aprofundada as conceções de mudança para lá de análises do presente, importa relembrar algumas discussões de caráter epistemológico em que perpassam visões diversas acerca da Mudança em História, algumas já ultrapassadas mas que permanecem a nível do senso comum. Perante uma intensa produção historiográfica permanentemente em renovação e aberta a diversos pontos de vista e enfoques. pode-se inferir que a mudança em História, num quadro de reconhecimento de multiperspectiva, é concebida de forma complexa e problemática, sem um sentido fixo ou uma direção determinada. Em educação histórica, as conceções de alunos sobre o conceito de Mudança têm sido já objeto de alguns estudos que podem fornecer pistas frutuosas para a ação educativa. Neste sentido, apresentam-se e discutem-se os fundamentos teóricos, métodos e resultados de alguns desses estudos sobre ideias de alunos de vários países acerca da mudança em História. Algumas implicações destes estudos pretendem constituir-se como pistas que ajudem a desenvolver um tipo de orientação temporal eventualmente mais adequada aos tempos de incerteza que hoje se vivem.
id UFPR-4_20750bfa0dc726b94f9414e95fa98ed0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25884
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação Histórica: vontades de mudançaPara explorar de forma  aprofundada as conceções de mudança para lá de análises do presente, importa relembrar algumas discussões de caráter epistemológico em que perpassam visões diversas acerca da Mudança em História, algumas já ultrapassadas mas que permanecem a nível do senso comum. Perante uma intensa produção historiográfica permanentemente em renovação e aberta a diversos pontos de vista e enfoques. pode-se inferir que a mudança em História, num quadro de reconhecimento de multiperspectiva, é concebida de forma complexa e problemática, sem um sentido fixo ou uma direção determinada. Em educação histórica, as conceções de alunos sobre o conceito de Mudança têm sido já objeto de alguns estudos que podem fornecer pistas frutuosas para a ação educativa. Neste sentido, apresentam-se e discutem-se os fundamentos teóricos, métodos e resultados de alguns desses estudos sobre ideias de alunos de vários países acerca da mudança em História. Algumas implicações destes estudos pretendem constituir-se como pistas que ajudem a desenvolver um tipo de orientação temporal eventualmente mais adequada aos tempos de incerteza que hoje se vivem.UFPRBarca, Isabel2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 59-71Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 59-71Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 59-711984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884/17275https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884/30903info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/25884Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:50:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Histórica: vontades de mudança
title Educação Histórica: vontades de mudança
spellingShingle Educação Histórica: vontades de mudança
Barca, Isabel
title_short Educação Histórica: vontades de mudança
title_full Educação Histórica: vontades de mudança
title_fullStr Educação Histórica: vontades de mudança
title_full_unstemmed Educação Histórica: vontades de mudança
title_sort Educação Histórica: vontades de mudança
author Barca, Isabel
author_facet Barca, Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barca, Isabel
dc.subject.none.fl_str_mv


description Para explorar de forma  aprofundada as conceções de mudança para lá de análises do presente, importa relembrar algumas discussões de caráter epistemológico em que perpassam visões diversas acerca da Mudança em História, algumas já ultrapassadas mas que permanecem a nível do senso comum. Perante uma intensa produção historiográfica permanentemente em renovação e aberta a diversos pontos de vista e enfoques. pode-se inferir que a mudança em História, num quadro de reconhecimento de multiperspectiva, é concebida de forma complexa e problemática, sem um sentido fixo ou uma direção determinada. Em educação histórica, as conceções de alunos sobre o conceito de Mudança têm sido já objeto de alguns estudos que podem fornecer pistas frutuosas para a ação educativa. Neste sentido, apresentam-se e discutem-se os fundamentos teóricos, métodos e resultados de alguns desses estudos sobre ideias de alunos de vários países acerca da mudança em História. Algumas implicações destes estudos pretendem constituir-se como pistas que ajudem a desenvolver um tipo de orientação temporal eventualmente mais adequada aos tempos de incerteza que hoje se vivem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884/17275
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884/30903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 59-71
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 59-71
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 59-71
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895480958976