Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barca, Isabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403
Resumo: A pesquisa em educação histórica visa compreender o pensamento histórico dos sujeitos a nível substantivo e  meta-histórico, sobretudo no que concerne aos agentes da  aprendizagem no contexto da educação formal. No plano metodológico, quer os estudos sistemáticos que os de investigação-ação têm privilegiado abordagens de natureza essencialmente qualitativa, acompanhadas de análise quantitativa de dados. Neste artigo discutem-se processos e resultados de alguns desses estudos em Portugal, à luz das opções metodológicas e de conceitos inerentes à História.
id UFPR-4_39997ce0ebe2a8ffe7e7a76ad057fe50
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64403
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicasA pesquisa em educação histórica visa compreender o pensamento histórico dos sujeitos a nível substantivo e  meta-histórico, sobretudo no que concerne aos agentes da  aprendizagem no contexto da educação formal. No plano metodológico, quer os estudos sistemáticos que os de investigação-ação têm privilegiado abordagens de natureza essencialmente qualitativa, acompanhadas de análise quantitativa de dados. Neste artigo discutem-se processos e resultados de alguns desses estudos em Portugal, à luz das opções metodológicas e de conceitos inerentes à História.UFPRBarca, Isabel2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 109-126Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 109-126Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 109-1261984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403/38487https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403/38488Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:58:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/64403Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:58:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
title Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
spellingShingle Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
Barca, Isabel
title_short Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
title_full Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
title_fullStr Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
title_full_unstemmed Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
title_sort Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas
author Barca, Isabel
author_facet Barca, Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barca, Isabel
dc.subject.none.fl_str_mv


description A pesquisa em educação histórica visa compreender o pensamento histórico dos sujeitos a nível substantivo e  meta-histórico, sobretudo no que concerne aos agentes da  aprendizagem no contexto da educação formal. No plano metodológico, quer os estudos sistemáticos que os de investigação-ação têm privilegiado abordagens de natureza essencialmente qualitativa, acompanhadas de análise quantitativa de dados. Neste artigo discutem-se processos e resultados de alguns desses estudos em Portugal, à luz das opções metodológicas e de conceitos inerentes à História.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403/38487
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64403/38488
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 109-126
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 109-126
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 109-126
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898748321792