Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56083 |
Resumo: | O presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza esta proposta de formação, ao mesmo tempo que expõe as razões pelas quais o autor--pedagogo decide entrar nessa aventura. Num gesto comparativo, coloca-se em diálogo as expectativas iniciais e a realidade concreta dessa vivência. O tom mais ajustado que se encontrou para realizar esta análise crítica foi o de testemunho. Estamos, pois, perante um contributo que não é senão um ponto de vista subjetivo que espelha a história e a experiência pessoal do seu autor.* * *The present article is based on a training experience in which the author (himself a teacher and artist for more than 20 years) was involved from October 2016 to May 2017. SITI-Conservatory (NY-USA) is a training program and artistic exchange promoted by the American company of performing arts SITI. The narrative contextualizes this experience, at the same time as it sets out the reasons why the author-teacher decided to embark on this adventure. In a comparative gesture, the initial expectations and the concrete reality of this experience are put into dialogue with each other. The most appropriate tone discovered to perform this critical analysis was the one of testimony. It is, therefore, a contribution that represents only a subjective point of view that mirrors the history and the personal experience of its author. |
id |
UFPR-4_22b3e9f9a8038eb7048c57d8a3163e7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/56083 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing artsEducaçãoFormação de formadores; Escola-companhia; SITI-Con-servatory; Testemunho; Pedagogo / Training of trainers; School-company; SITI-Conservatory; Testimony; TeacherEducaçãoO presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza esta proposta de formação, ao mesmo tempo que expõe as razões pelas quais o autor--pedagogo decide entrar nessa aventura. Num gesto comparativo, coloca-se em diálogo as expectativas iniciais e a realidade concreta dessa vivência. O tom mais ajustado que se encontrou para realizar esta análise crítica foi o de testemunho. Estamos, pois, perante um contributo que não é senão um ponto de vista subjetivo que espelha a história e a experiência pessoal do seu autor.* * *The present article is based on a training experience in which the author (himself a teacher and artist for more than 20 years) was involved from October 2016 to May 2017. SITI-Conservatory (NY-USA) is a training program and artistic exchange promoted by the American company of performing arts SITI. The narrative contextualizes this experience, at the same time as it sets out the reasons why the author-teacher decided to embark on this adventure. In a comparative gesture, the initial expectations and the concrete reality of this experience are put into dialogue with each other. The most appropriate tone discovered to perform this critical analysis was the one of testimony. It is, therefore, a contribution that represents only a subjective point of view that mirrors the history and the personal experience of its author.UFPRPorteiro, Tiago2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56083Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 21-37Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 21-37Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 21-371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56083/34704Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T20:31:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/56083Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T20:31:52Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
title |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
spellingShingle |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts Porteiro, Tiago Educação Formação de formadores; Escola-companhia; SITI-Con-servatory; Testemunho; Pedagogo / Training of trainers; School-company; SITI-Conservatory; Testimony; Teacher Educação |
title_short |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
title_full |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
title_fullStr |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
title_full_unstemmed |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
title_sort |
Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicas / A traveling pedagogueSITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing arts |
author |
Porteiro, Tiago |
author_facet |
Porteiro, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porteiro, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de formadores; Escola-companhia; SITI-Con-servatory; Testemunho; Pedagogo / Training of trainers; School-company; SITI-Conservatory; Testimony; Teacher Educação |
topic |
Educação Formação de formadores; Escola-companhia; SITI-Con-servatory; Testemunho; Pedagogo / Training of trainers; School-company; SITI-Conservatory; Testimony; Teacher Educação |
description |
O presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza esta proposta de formação, ao mesmo tempo que expõe as razões pelas quais o autor--pedagogo decide entrar nessa aventura. Num gesto comparativo, coloca-se em diálogo as expectativas iniciais e a realidade concreta dessa vivência. O tom mais ajustado que se encontrou para realizar esta análise crítica foi o de testemunho. Estamos, pois, perante um contributo que não é senão um ponto de vista subjetivo que espelha a história e a experiência pessoal do seu autor.* * *The present article is based on a training experience in which the author (himself a teacher and artist for more than 20 years) was involved from October 2016 to May 2017. SITI-Conservatory (NY-USA) is a training program and artistic exchange promoted by the American company of performing arts SITI. The narrative contextualizes this experience, at the same time as it sets out the reasons why the author-teacher decided to embark on this adventure. In a comparative gesture, the initial expectations and the concrete reality of this experience are put into dialogue with each other. The most appropriate tone discovered to perform this critical analysis was the one of testimony. It is, therefore, a contribution that represents only a subjective point of view that mirrors the history and the personal experience of its author. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56083 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56083/34704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 21-37 Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 21-37 Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 21-37 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898714767360 |