Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007 |
Resumo: | Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação. |
id |
UFPR-4_249fb4a3383a653ca22716073dd63e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/82007 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJAEducação(Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial.Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente.Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação.UFPRCAPESSoek, Ana MariaAlcoforado, Joaquim Luís MedeirosHaracemiv, Sonia Maria Chaves2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45833https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45834Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:45:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/82007Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:45:16Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
title |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
spellingShingle |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA Soek, Ana Maria Educação (Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial. Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente. |
title_short |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
title_full |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
title_fullStr |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
title_full_unstemmed |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
title_sort |
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA |
author |
Soek, Ana Maria |
author_facet |
Soek, Ana Maria Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros Haracemiv, Sonia Maria Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros Haracemiv, Sonia Maria Chaves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soek, Ana Maria Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros Haracemiv, Sonia Maria Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação (Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial. Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente. |
topic |
Educação (Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial. Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente. |
description |
Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45833 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900313845760 |