Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soek, Ana Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros, Haracemiv, Sonia Maria Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007
Resumo: Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação.
id UFPR-4_249fb4a3383a653ca22716073dd63e25
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82007
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJAEducação(Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial.Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente.Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação.UFPRCAPESSoek, Ana MariaAlcoforado, Joaquim Luís MedeirosHaracemiv, Sonia Maria Chaves2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45833https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45834Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:45:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/82007Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:45:16Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
title Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
spellingShingle Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
Soek, Ana Maria
Educação
(Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial.
Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente.
title_short Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
title_full Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
title_fullStr Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
title_full_unstemmed Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
title_sort Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
author Soek, Ana Maria
author_facet Soek, Ana Maria
Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros
Haracemiv, Sonia Maria Chaves
author_role author
author2 Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros
Haracemiv, Sonia Maria Chaves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Soek, Ana Maria
Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros
Haracemiv, Sonia Maria Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
(Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial.
Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente.
topic Educação
(Auto)biografias docente. Histórias de vida. Estágio supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial.
Estágios Supervisionados; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente.
description Este texto versa sobre os memoriais de formação e sobre a escrita (auto) biográfica no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resultante de uma pesquisa de doutorado, analisa as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação inicial docente. Como dispositivos metodológicos, foram utilizadas “oficinas biográficas” conforme propõe Delory-Momberger (2006), “narrativas (auto) biográficas” com base nos estudos de Pineau (1988, 2006), “histórias de vida e de formação” conforme acepção de Nóvoa (1988, 1995) e de Souza (2007), relatos de “experiências” sendo apresentados em forma de “memoriais de formação” segundo Josso (2004) e segundo os pressupostos de Clandinin e Conelly (2015) para as pesquisas narrativas. Toda a análise foi estruturada por meio de Campos Investigativos, como: a identidade e a trajetória de vida em formação pela perspectiva de retrospeção; a prática pedagógica e as experiências da formação inicial docente, vivenciadas durante o estágio supervisionado na EJA, no momento presente; e a constituição da docência a partir do estágio, como constituinte do tornar-se professor(a). Os resultados de prospecção desses campos se inter-relacionam em Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) apontados pelos(as) participantes da pesquisa, de modo a desvelar as contribuições do estágio supervisionado na EJA para a significação e ressignificação dessas experiências de formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45833
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82007/45834
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900313845760