Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ross, Paulo Ricardo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160
Resumo: Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades. Knowledge and cooperative learning in the inclusion process Abstract This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences.
id UFPR-4_28eb9c8d91bcb3abb2ff1744597f25b2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2160
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusãodiversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training. Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades. Knowledge and cooperative learning in the inclusion process Abstract This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-2241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/1812https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/31354Ross, Paulo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2160Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
title Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
spellingShingle Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Ross, Paulo Ricardo
diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training.
title_short Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
title_full Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
title_fullStr Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
title_full_unstemmed Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
title_sort Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
author Ross, Paulo Ricardo
author_facet Ross, Paulo Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ross, Paulo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training.
topic diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training.
description Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades. Knowledge and cooperative learning in the inclusion process Abstract This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/1812
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/31354
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894772121600