Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160 |
Resumo: | Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades. Knowledge and cooperative learning in the inclusion process Abstract This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences. |
id |
UFPR-4_28eb9c8d91bcb3abb2ff1744597f25b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2160 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusãodiversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training. Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades. Knowledge and cooperative learning in the inclusion process Abstract This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-2241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/1812https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/31354Ross, Paulo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2160Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
title |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
spellingShingle |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão Ross, Paulo Ricardo diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training. |
title_short |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
title_full |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
title_fullStr |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
title_full_unstemmed |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
title_sort |
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão |
author |
Ross, Paulo Ricardo |
author_facet |
Ross, Paulo Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ross, Paulo Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training. |
topic |
diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training. |
description |
Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades. Knowledge and cooperative learning in the inclusion process Abstract This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/1812 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2160/31354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224 Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224 Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 203-224 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894772121600 |