Education in hospital class: transforming actions and conceptions to the light of the theory of complexity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zardo, Sinara Pollom
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Freitas, Soraia Napoleão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11384
Resumo: O presente artigo objetiva discutir a educação em classes hospitalares emvista da crescente expansão desses ambientes educacionais. Nesse sentido,pretende-se aliar a organização institucional do hospital a pressupostos teóricosque permitam pensar uma nova concepção educacional que considerea complexidade do sujeito em hospitalização, partindo da valorização dasua condição humana e existencial e da superação de processos disjuntivosque caracterizam o tratamento da criança hospitalizada. Para tal,serão utilizadas porções teóricas de Santos (2002a, 2002b, 2002c), Morin(2002, 2003), Ceccim (1997), Ortiz (2002, 2003), Fonseca (2003) e demaisautores que nos auxiliem a discutir hipóteses inerentes à prática educativaem hospitais nos espaços das classes hospitalares, fornecendo subsídiospara enfrentar a transição paradigmática e para conseguir identificar asvibrações ascendentes do paradigma emergente. Com isso, apontamos anecessidade de desenvolver uma atitude estratégica sustentada na críticado paradigma hegemônico e de invenções credíveis de novas formas deconhecimento e organização em ambientes educacionais hospitalares queprimem pelo atendimento integral à criança hospitalizada. Dessa forma, recorremos à teoria da complexidade para melhor compreender a condiçãohumana e, em conseqüência, impedir a estruturação de princípios fragmentadoresno processo de desenvolvimento organizacional das instituiçõesde saúde e educação.
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spelling Education in hospital class: transforming actions and conceptions to the light of the theory of complexityEducação em classes hospitalares: transformando ações e concepções à luz da teoria da complexidadeeducação; classe hospitalar; complexidade humana; education; hospital class; human complexityO presente artigo objetiva discutir a educação em classes hospitalares emvista da crescente expansão desses ambientes educacionais. Nesse sentido,pretende-se aliar a organização institucional do hospital a pressupostos teóricosque permitam pensar uma nova concepção educacional que considerea complexidade do sujeito em hospitalização, partindo da valorização dasua condição humana e existencial e da superação de processos disjuntivosque caracterizam o tratamento da criança hospitalizada. Para tal,serão utilizadas porções teóricas de Santos (2002a, 2002b, 2002c), Morin(2002, 2003), Ceccim (1997), Ortiz (2002, 2003), Fonseca (2003) e demaisautores que nos auxiliem a discutir hipóteses inerentes à prática educativaem hospitais nos espaços das classes hospitalares, fornecendo subsídiospara enfrentar a transição paradigmática e para conseguir identificar asvibrações ascendentes do paradigma emergente. Com isso, apontamos anecessidade de desenvolver uma atitude estratégica sustentada na críticado paradigma hegemônico e de invenções credíveis de novas formas deconhecimento e organização em ambientes educacionais hospitalares queprimem pelo atendimento integral à criança hospitalizada. Dessa forma, recorremos à teoria da complexidade para melhor compreender a condiçãohumana e, em conseqüência, impedir a estruturação de princípios fragmentadoresno processo de desenvolvimento organizacional das instituiçõesde saúde e educação.The present article discusses the education in hospital class because of theexpansion of those educational atmospheres. In that sense, it intends to allythe institutional organization of the hospital to theoretical presuppositionsthat allow to think a new educational conception that considers the subject’scomplexity in hospitalization, starting from the appreciation of their humanand existential condition and of the overcome of disjunctive processesthat characterized the hospitalized child’s treatment. For such, theoreticalportions of Santos will be used (2002a, 2002b, 2002c), as well as Morin(2002, 2003), Ceccim (1997), Ortiz (2002, 2003), Fonseca (2003) and otherauthors that help us discuss inherent hypotheses to the educational practicein hospitals, offering subsidies for us to face the paradigmatic transitionand identify the ascending vibrations of the emergent paradigm. Thus, wepointed the need to develop a strategic attitude sustained in the critic ofthe hegemonic paradigm and of certified inventions in new knowledgeand organization forms in educational hospital environments that excel forthe integral attendance to the hospitalized child. In that way, we used thetheory of complexity for a better understanding of the human conditionand thus to avoid the structuring of fragmenting principles in the processof organizational development of health and education institutions.UFPR2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11384Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 185-196Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 185-196Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 185-1961984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11384/7930https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11384/31420Zardo, Sinara PollomFreitas, Soraia Napoleãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:08:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/11384Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:08:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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