Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional. |
id |
UFPR-4_29a485fa34b4bb6b463b0798cd25f178 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/25002 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional.UFPRKassar, Mônica de Carvalho Magalhães2011-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/16749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/30923info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:52:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/25002Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:52:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
title |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
spellingShingle |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
title_short |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
title_full |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
title_fullStr |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
title_full_unstemmed |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
title_sort |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. |
author |
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
author_facet |
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/16749 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/30923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79 Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79 Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896597692416 |