Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002
Resumo: Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional.
id UFPR-4_29a485fa34b4bb6b463b0798cd25f178
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25002
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional.UFPRKassar, Mônica de Carvalho Magalhães2011-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/16749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/30923info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:52:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/25002Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:52:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
title Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
spellingShingle Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
title_short Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
title_full Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
title_fullStr Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
title_full_unstemmed Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
title_sort Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.
author Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
author_facet Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/16749
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002/30923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 61-79
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896597692416