Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bornatto, Suzete de Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816
Resumo: Considerando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimen­to de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o co­nhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas.
id UFPR-4_2b8c6c3a4804ddc4ca3c21b6964c749e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35816
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoConsiderando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimen­to de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o co­nhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas.UFPRBornatto, Suzete de PaulaOliveira, Marcus Aurélio Taborda de2014-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-181984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/22088https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/30684info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/35816Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Bornatto, Suzete de Paula
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Bornatto, Suzete de Paula
author_facet Bornatto, Suzete de Paula
Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
author_role author
author2 Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bornatto, Suzete de Paula
Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
dc.subject.none.fl_str_mv


description Considerando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimen­to de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o co­nhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/22088
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/30684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896527437824