Apresentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816 |
Resumo: | Considerando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimento de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o conhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas. |
id |
UFPR-4_2b8c6c3a4804ddc4ca3c21b6964c749e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/35816 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
ApresentaçãoConsiderando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimento de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o conhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas.UFPRBornatto, Suzete de PaulaOliveira, Marcus Aurélio Taborda de2014-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-181984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/22088https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/30684info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/35816Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação |
title |
Apresentação |
spellingShingle |
Apresentação Bornatto, Suzete de Paula |
title_short |
Apresentação |
title_full |
Apresentação |
title_fullStr |
Apresentação |
title_full_unstemmed |
Apresentação |
title_sort |
Apresentação |
author |
Bornatto, Suzete de Paula |
author_facet |
Bornatto, Suzete de Paula Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bornatto, Suzete de Paula Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Considerando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimento de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o conhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/22088 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816/30684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18 Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18 Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 15-18 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896527437824 |