(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viégas, Lygia de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Costa, Jackson Barbosa, Machado, Adriana Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840
Resumo: O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas.
id UFPR-4_2b94dca632b4706c08e7d4374ad0c391
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85840
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza PattoEducaçãoPierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica.O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas.UFPRViégas, Lygia de Sousada Costa, Jackson BarbosaMachado, Adriana Marcondes2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48124https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48125Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/85840Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
title (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
spellingShingle (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
Viégas, Lygia de Sousa
Educação
Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica.
title_short (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
title_full (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
title_fullStr (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
title_full_unstemmed (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
title_sort (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
author Viégas, Lygia de Sousa
author_facet Viégas, Lygia de Sousa
da Costa, Jackson Barbosa
Machado, Adriana Marcondes
author_role author
author2 da Costa, Jackson Barbosa
Machado, Adriana Marcondes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Viégas, Lygia de Sousa
da Costa, Jackson Barbosa
Machado, Adriana Marcondes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica.
topic Educação
Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica.
description O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48124
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48125
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900366274560