(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas. |
id |
UFPR-4_2b94dca632b4706c08e7d4374ad0c391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/85840 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza PattoEducaçãoPierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica.O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas.UFPRViégas, Lygia de Sousada Costa, Jackson BarbosaMachado, Adriana Marcondes2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48124https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48125Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/85840Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
title |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
spellingShingle |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto Viégas, Lygia de Sousa Educação Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica. |
title_short |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
title_full |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
title_fullStr |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
title_full_unstemmed |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
title_sort |
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto |
author |
Viégas, Lygia de Sousa |
author_facet |
Viégas, Lygia de Sousa da Costa, Jackson Barbosa Machado, Adriana Marcondes |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, Jackson Barbosa Machado, Adriana Marcondes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viégas, Lygia de Sousa da Costa, Jackson Barbosa Machado, Adriana Marcondes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica. |
topic |
Educação Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica. |
description |
O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48124 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840/48125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900366274560 |