Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueirêdo, Arthane Menezes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cicillini, Graça Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144
Resumo: O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial. Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.
id UFPR-4_2e21ccb3a9cf8ceefb7bcac94754e6af
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/45144
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formaçãoEducaçãoFormação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.Formação de professoresO presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial. Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.UFPRFigueirêdo, Arthane MenezesCicillini, Graça Aparecida2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-3041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/28522https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/30313https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45144/23327Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/45144Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
title Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
spellingShingle Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
Figueirêdo, Arthane Menezes
Educação
Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.
Formação de professores
title_short Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
title_full Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
title_fullStr Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
title_full_unstemmed Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
title_sort Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
author Figueirêdo, Arthane Menezes
author_facet Figueirêdo, Arthane Menezes
Cicillini, Graça Aparecida
author_role author
author2 Cicillini, Graça Aparecida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirêdo, Arthane Menezes
Cicillini, Graça Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.
Formação de professores
topic Educação
Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.
Formação de professores
description O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial. Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/28522
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/30313
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45144/23327
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895940235264