Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144 |
Resumo: | O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial. Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental. |
id |
UFPR-4_2e21ccb3a9cf8ceefb7bcac94754e6af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/45144 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formaçãoEducaçãoFormação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.Formação de professoresO presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial. Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.UFPRFigueirêdo, Arthane MenezesCicillini, Graça Aparecida2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-3041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/28522https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/30313https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45144/23327Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/45144Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
title |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
spellingShingle |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação Figueirêdo, Arthane Menezes Educação Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental. Formação de professores |
title_short |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
title_full |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
title_fullStr |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
title_full_unstemmed |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
title_sort |
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação |
author |
Figueirêdo, Arthane Menezes |
author_facet |
Figueirêdo, Arthane Menezes Cicillini, Graça Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Cicillini, Graça Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueirêdo, Arthane Menezes Cicillini, Graça Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental. Formação de professores |
topic |
Educação Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental. Formação de professores |
description |
O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial. Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/28522 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144/30313 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/45144/23327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 293-304 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895940235264 |