Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elenice de Brito Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64890
Resumo: O presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 2017, quando os bebês tinham entre 7 e 10 meses de idade. Tomamos as brincadeiras de roda em sua dupla temporalidade, tanto como brincadeira tradicional quanto em sua dimensão de (re)apropriação pelo grupo investigado. A atividade de brincar, entendida como uma vivência da criança em seu grupo social, integra emoção, cognição, linguagem, corpo, cultura. Nossas análises focalizam a trajetória da brincadeira no grupo e apontam para ela como enlaçamento do outro, em que crianças e adultos ampliam as possibilidades dessa atividade e, consequentemente, de desenvolvimento cultural dos participantes.
id UFPR-4_2edd9291a5829b1ff7bac94edefc82a8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64890
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação InfantilEducação; Educação InfantilBebês; Brincadeira de roda; Psicologia Histórico-culturalO presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 2017, quando os bebês tinham entre 7 e 10 meses de idade. Tomamos as brincadeiras de roda em sua dupla temporalidade, tanto como brincadeira tradicional quanto em sua dimensão de (re)apropriação pelo grupo investigado. A atividade de brincar, entendida como uma vivência da criança em seu grupo social, integra emoção, cognição, linguagem, corpo, cultura. Nossas análises focalizam a trajetória da brincadeira no grupo e apontam para ela como enlaçamento do outro, em que crianças e adultos ampliam as possibilidades dessa atividade e, consequentemente, de desenvolvimento cultural dos participantes.UFPRCNPqFAPEMIGUNEBSilva, Elenice de Brito TeixeiraNeves, Vanessa Ferraz Almeida2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64890Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 239-258Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 239-258Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 239-2581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64890/39578Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/64890Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
title Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
spellingShingle Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
Silva, Elenice de Brito Teixeira
Educação; Educação Infantil
Bebês; Brincadeira de roda; Psicologia Histórico-cultural
title_short Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
title_full Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
title_fullStr Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
title_full_unstemmed Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
title_sort Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
author Silva, Elenice de Brito Teixeira
author_facet Silva, Elenice de Brito Teixeira
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
author_role author
author2 Neves, Vanessa Ferraz Almeida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
FAPEMIG
UNEB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elenice de Brito Teixeira
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Infantil
Bebês; Brincadeira de roda; Psicologia Histórico-cultural
topic Educação; Educação Infantil
Bebês; Brincadeira de roda; Psicologia Histórico-cultural
description O presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 2017, quando os bebês tinham entre 7 e 10 meses de idade. Tomamos as brincadeiras de roda em sua dupla temporalidade, tanto como brincadeira tradicional quanto em sua dimensão de (re)apropriação pelo grupo investigado. A atividade de brincar, entendida como uma vivência da criança em seu grupo social, integra emoção, cognição, linguagem, corpo, cultura. Nossas análises focalizam a trajetória da brincadeira no grupo e apontam para ela como enlaçamento do outro, em que crianças e adultos ampliam as possibilidades dessa atividade e, consequentemente, de desenvolvimento cultural dos participantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64890
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64890/39578
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 239-258
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 239-258
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 239-258
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892263927808