Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122 |
Resumo: | Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorridona sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digitalem rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processosde ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente doEnsino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários deaprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também decenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilizaçãodo cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muitoadequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, acriação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema eda sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto noautoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir daanálise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostramque o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras. |
id |
UFPR-4_2f3c9743cfd2549a35363d0f1e3a54c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76122 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competênciaAo longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorridona sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digitalem rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processosde ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente doEnsino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários deaprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também decenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilizaçãodo cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muitoadequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, acriação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema eda sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto noautoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir daanálise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostramque o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.UFPRDias-Trindade, SaraMoreira, José António2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42527https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42528Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76122Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
title |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
spellingShingle |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência Dias-Trindade, Sara |
title_short |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
title_full |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
title_fullStr |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
title_full_unstemmed |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
title_sort |
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência |
author |
Dias-Trindade, Sara |
author_facet |
Dias-Trindade, Sara Moreira, José António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, José António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias-Trindade, Sara Moreira, José António |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorridona sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digitalem rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processosde ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente doEnsino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários deaprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também decenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilizaçãodo cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muitoadequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, acriação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema eda sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto noautoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir daanálise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostramque o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42527 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899220180992 |