Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias-Trindade, Sara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122
Resumo: Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorridona sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digitalem rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processosde ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente doEnsino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários deaprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também decenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilizaçãodo cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muitoadequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, acriação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema eda sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto noautoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir daanálise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostramque o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
id UFPR-4_2f3c9743cfd2549a35363d0f1e3a54c0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76122
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competênciaAo longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorridona sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digitalem rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processosde ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente doEnsino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários deaprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também decenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilizaçãodo cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muitoadequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, acriação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema eda sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto noautoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir daanálise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostramque o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.UFPRDias-Trindade, SaraMoreira, José António2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42527https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42528Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76122Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
spellingShingle Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
Dias-Trindade, Sara
title_short Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_full Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_fullStr Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_full_unstemmed Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_sort Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
author Dias-Trindade, Sara
author_facet Dias-Trindade, Sara
Moreira, José António
author_role author
author2 Moreira, José António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias-Trindade, Sara
Moreira, José António
dc.subject.none.fl_str_mv


description Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorridona sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digitalem rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processosde ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente doEnsino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários deaprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também decenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilizaçãodo cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muitoadequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, acriação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema eda sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto noautoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir daanálise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostramque o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42527
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122/42528
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899220180992