Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219 |
Resumo: | As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões. Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion? Abstract The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions. |
id |
UFPR-4_2ffafa20936e3c61ac7692bd27f32bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2219 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões. Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion? Abstract The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-2681984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/1862https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/31381Peres, Aida MarisCiampone, Maria Helena Trenchinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2219Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
title |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
spellingShingle |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? Peres, Aida Maris Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human |
title_short |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
title_full |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
title_fullStr |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
title_full_unstemmed |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
title_sort |
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão? |
author |
Peres, Aida Maris |
author_facet |
Peres, Aida Maris Ciampone, Maria Helena Trench |
author_role |
author |
author2 |
Ciampone, Maria Helena Trench |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Aida Maris Ciampone, Maria Helena Trench |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human |
topic |
Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human |
description |
As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões. Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion? Abstract The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/1862 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/31381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893436235776 |