Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Aida Maris
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Ciampone, Maria Helena Trench
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219
Resumo: As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões. Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion? Abstract The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions.
id UFPR-4_2ffafa20936e3c61ac7692bd27f32bcd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2219
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões. Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion? Abstract The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-2681984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/1862https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/31381Peres, Aida MarisCiampone, Maria Helena Trenchinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2219Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
title Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
spellingShingle Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
Peres, Aida Maris
Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human
title_short Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
title_full Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
title_fullStr Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
title_full_unstemmed Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
title_sort Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
author Peres, Aida Maris
author_facet Peres, Aida Maris
Ciampone, Maria Helena Trench
author_role author
author2 Ciampone, Maria Helena Trench
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Aida Maris
Ciampone, Maria Helena Trench
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human
topic Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde; Educational policies; professional formation; health human
description As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões. Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion? Abstract The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/1862
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2219/31381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 259-268
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893436235776