Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Soares, Zilene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza Monteiro, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432
Resumo: A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na práticapedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental noEstado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagemqualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o cursocontribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementaçãode atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalarampara a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação ede iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entravesdiversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionaisque lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, aindaque em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,apontando para o início da construção de uma sociedade mais justae igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quaseque exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentartodas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se queesse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação depesquisas na área de Ensino de Ciências.
id UFPR-4_3820d4a4c03efdd2346505ef9122b366
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/61432
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi osEducação; Tópicos específicos de educaçãoSexualidade; Gênero; Ensino de CiênciasFormação em Gênero e SexualidadeA pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na práticapedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental noEstado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagemqualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o cursocontribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementaçãode atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalarampara a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação ede iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entravesdiversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionaisque lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, aindaque em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,apontando para o início da construção de uma sociedade mais justae igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quaseque exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentartodas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se queesse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação depesquisas na área de Ensino de Ciências.UFPRCAPESPereira Soares, ZileneSouza Monteiro, Simone2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-3051984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432/37918Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/61432Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
title Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
spellingShingle Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
Pereira Soares, Zilene
Educação; Tópicos específicos de educação
Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências
Formação em Gênero e Sexualidade
title_short Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
title_full Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
title_fullStr Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
title_full_unstemmed Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
title_sort Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
author Pereira Soares, Zilene
author_facet Pereira Soares, Zilene
Souza Monteiro, Simone
author_role author
author2 Souza Monteiro, Simone
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Soares, Zilene
Souza Monteiro, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos específicos de educação
Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências
Formação em Gênero e Sexualidade
topic Educação; Tópicos específicos de educação
Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências
Formação em Gênero e Sexualidade
description A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na práticapedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental noEstado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagemqualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o cursocontribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementaçãode atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalarampara a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação ede iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entravesdiversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionaisque lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, aindaque em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,apontando para o início da construção de uma sociedade mais justae igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quaseque exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentartodas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se queesse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação depesquisas na área de Ensino de Ciências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432/37918
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892186333184