Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432 |
Resumo: | A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na práticapedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental noEstado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagemqualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o cursocontribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementaçãode atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalarampara a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação ede iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entravesdiversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionaisque lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, aindaque em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,apontando para o início da construção de uma sociedade mais justae igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quaseque exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentartodas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se queesse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação depesquisas na área de Ensino de Ciências. |
id |
UFPR-4_3820d4a4c03efdd2346505ef9122b366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/61432 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi osEducação; Tópicos específicos de educaçãoSexualidade; Gênero; Ensino de CiênciasFormação em Gênero e SexualidadeA pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na práticapedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental noEstado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagemqualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o cursocontribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementaçãode atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalarampara a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação ede iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entravesdiversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionaisque lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, aindaque em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,apontando para o início da construção de uma sociedade mais justae igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quaseque exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentartodas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se queesse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação depesquisas na área de Ensino de Ciências.UFPRCAPESPereira Soares, ZileneSouza Monteiro, Simone2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-3051984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432/37918Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/61432Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
title |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
spellingShingle |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os Pereira Soares, Zilene Educação; Tópicos específicos de educação Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências Formação em Gênero e Sexualidade |
title_short |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
title_full |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
title_fullStr |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
title_full_unstemmed |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
title_sort |
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os |
author |
Pereira Soares, Zilene |
author_facet |
Pereira Soares, Zilene Souza Monteiro, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Souza Monteiro, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Soares, Zilene Souza Monteiro, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos específicos de educação Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências Formação em Gênero e Sexualidade |
topic |
Educação; Tópicos específicos de educação Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências Formação em Gênero e Sexualidade |
description |
A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na práticapedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental noEstado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagemqualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o cursocontribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementaçãode atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalarampara a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação ede iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entravesdiversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionaisque lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, aindaque em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,apontando para o início da construção de uma sociedade mais justae igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quaseque exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentartodas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se queesse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação depesquisas na área de Ensino de Ciências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432/37918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 287-305 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892186333184 |