Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031 |
Resumo: | O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoioao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidadesformativas dos professores, interpelando as lógicas que as defineme que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre osdesejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucionaloferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativapara fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiematuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção deuma educação superior detentora de qualidade social construída de modocorresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docênciapodem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dosespaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formaçãoprofissional edificante sob o ponto de vista social. |
id |
UFPR-4_392cb95a825d2fd2a6e1c31d5e37f04a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/67031 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formaçãoO texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoioao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidadesformativas dos professores, interpelando as lógicas que as defineme que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre osdesejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucionaloferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativapara fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiematuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção deuma educação superior detentora de qualidade social construída de modocorresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docênciapodem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dosespaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formaçãoprofissional edificante sob o ponto de vista social.UFPRLemes De Sordi, Mara Regina2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-1541984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031/39102Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/67031Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
title |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
spellingShingle |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação Lemes De Sordi, Mara Regina |
title_short |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
title_full |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
title_fullStr |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
title_full_unstemmed |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
title_sort |
Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação |
author |
Lemes De Sordi, Mara Regina |
author_facet |
Lemes De Sordi, Mara Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes De Sordi, Mara Regina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoioao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidadesformativas dos professores, interpelando as lógicas que as defineme que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre osdesejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucionaloferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativapara fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiematuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção deuma educação superior detentora de qualidade social construída de modocorresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docênciapodem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dosespaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formaçãoprofissional edificante sob o ponto de vista social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031/39102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892250296320 |