Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes De Sordi, Mara Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031
Resumo: O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoioao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidadesformativas dos professores, interpelando as lógicas que as defineme que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre osdesejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucionaloferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativapara fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiematuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção deuma educação superior detentora de qualidade social construída de modocorresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docênciapodem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dosespaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formaçãoprofissional edificante sob o ponto de vista social.
id UFPR-4_392cb95a825d2fd2a6e1c31d5e37f04a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/67031
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formaçãoO texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoioao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidadesformativas dos professores, interpelando as lógicas que as defineme que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre osdesejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucionaloferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativapara fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiematuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção deuma educação superior detentora de qualidade social construída de modocorresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docênciapodem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dosespaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formaçãoprofissional edificante sob o ponto de vista social.UFPRLemes De Sordi, Mara Regina2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-1541984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031/39102Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/67031Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
title Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
spellingShingle Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
Lemes De Sordi, Mara Regina
title_short Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
title_full Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
title_fullStr Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
title_full_unstemmed Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
title_sort Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
author Lemes De Sordi, Mara Regina
author_facet Lemes De Sordi, Mara Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes De Sordi, Mara Regina
dc.subject.none.fl_str_mv


description O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoioao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidadesformativas dos professores, interpelando as lógicas que as defineme que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre osdesejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucionaloferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativapara fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiematuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção deuma educação superior detentora de qualidade social construída de modocorresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docênciapodem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dosespaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formaçãoprofissional edificante sob o ponto de vista social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031/39102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 135-154
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892250296320