A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040 |
Resumo: | Dentre as possíveis concepções de corpo presentes na história da filosofia que influenciaram o pensamento educacional, o texto que se apresenta, centra esforços para discutir o momento em que o corpo passa a ser percebido em seus aspectos científico-biológico e psicológico, ao mesmo tempo em que ocorre o surgimento do processo de escolarização da infância e a incorporação da criança no universo dos estudos científicos. Justifica-se o estudo na medida que esta reflexão se faz necessária na formação de educadores, já que não se tem priorizado discussões em torno desta temática. Abstract Among several body conceptions which are presented in phylosophy history and which influenced by educational thinking, the present paper aims at discussing the moment at which the body started to be perceived in its scientific-biological and psychological aspects, at the same time that the process of school education in infancy started, and the child was introduced in the scientific studies. This study is important as this reflection is important to the educators´ formation which hasn´t given priority to discussions about that subject. |
id |
UFPR-4_399089e87186901ae9cca896b1eafcdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2040 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIIIcorpo; escolarização e infância; body; schooling and infancy. Dentre as possíveis concepções de corpo presentes na história da filosofia que influenciaram o pensamento educacional, o texto que se apresenta, centra esforços para discutir o momento em que o corpo passa a ser percebido em seus aspectos científico-biológico e psicológico, ao mesmo tempo em que ocorre o surgimento do processo de escolarização da infância e a incorporação da criança no universo dos estudos científicos. Justifica-se o estudo na medida que esta reflexão se faz necessária na formação de educadores, já que não se tem priorizado discussões em torno desta temática. Abstract Among several body conceptions which are presented in phylosophy history and which influenced by educational thinking, the present paper aims at discussing the moment at which the body started to be perceived in its scientific-biological and psychological aspects, at the same time that the process of school education in infancy started, and the child was introduced in the scientific studies. This study is important as this reflection is important to the educators´ formation which hasn´t given priority to discussions about that subject. UFPR2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 109-119Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 109-119Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 109-1191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040/1692https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040/31171Garanhani, Marynelma CamargoMoro, Vera Luizainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:58:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/2040Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:58:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
title |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
spellingShingle |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII Garanhani, Marynelma Camargo corpo; escolarização e infância; body; schooling and infancy. |
title_short |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
title_full |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
title_fullStr |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
title_full_unstemmed |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
title_sort |
A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII |
author |
Garanhani, Marynelma Camargo |
author_facet |
Garanhani, Marynelma Camargo Moro, Vera Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Vera Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo Moro, Vera Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo; escolarização e infância; body; schooling and infancy. |
topic |
corpo; escolarização e infância; body; schooling and infancy. |
description |
Dentre as possíveis concepções de corpo presentes na história da filosofia que influenciaram o pensamento educacional, o texto que se apresenta, centra esforços para discutir o momento em que o corpo passa a ser percebido em seus aspectos científico-biológico e psicológico, ao mesmo tempo em que ocorre o surgimento do processo de escolarização da infância e a incorporação da criança no universo dos estudos científicos. Justifica-se o estudo na medida que esta reflexão se faz necessária na formação de educadores, já que não se tem priorizado discussões em torno desta temática. Abstract Among several body conceptions which are presented in phylosophy history and which influenced by educational thinking, the present paper aims at discussing the moment at which the body started to be perceived in its scientific-biological and psychological aspects, at the same time that the process of school education in infancy started, and the child was introduced in the scientific studies. This study is important as this reflection is important to the educators´ formation which hasn´t given priority to discussions about that subject. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040/1692 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2040/31171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 109-119 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 109-119 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 109-119 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892832256000 |