Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120 |
Resumo: | As últimas gerações de redes de comunicação e de interação começarama estender a conectividade aos objetos (internet of things), às superfíciese ao meio-ambiente (sensores), criando ecologias interativas (theinternet of everything) nas quais todas as diversas entidades (dados,algoritmos, software, coisas, territórios, pessoas) desenvolvem suas açõese possibilidades em diálogos e por meio das demais. Tal transformaçãodetermina a passagem da forma de arquiteturas de aprendizagem frontaise analógicas, para dimensões reticulares e digitais. A digitalização domundo e a conexão generalizada possibilitam a construção de redes e dearquiteturas conectivas interagentes, nas quais a aprendizagem passa a sercompreendida, a partir de uma lógica ecossistêmica em que atores humanose entidades diversas (às quais a digitalização deu voz) dialogam e, numprocesso de interdependência, constroem uma ecologia inteligente. Dessecontexto emerge uma nova cultura relacional, ecológica, ligada a indicadorese critérios de sustentabilidade, o que nos permite falar de uma EducaçãoOnLIFE, numa realidade hiperconectada, na qual o “real” e “virtual” se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistemaeducativo, enquanto ecossistema. O artigo, a partir da reflexão sobre a nova conexão planetária e o habitar em rede, questiona que problematizações e desafios essa nova realidade coloca para a Educação. Apresenta três abordagens interpretativas da relação humano-tecnologia digital em contexto educacional e, finaliza com elaborações sobre a Educação OnLIFE. |
id |
UFPR-4_3ad5d03d63fa9369d75aea9e2b397a6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76120 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagemAs últimas gerações de redes de comunicação e de interação começarama estender a conectividade aos objetos (internet of things), às superfíciese ao meio-ambiente (sensores), criando ecologias interativas (theinternet of everything) nas quais todas as diversas entidades (dados,algoritmos, software, coisas, territórios, pessoas) desenvolvem suas açõese possibilidades em diálogos e por meio das demais. Tal transformaçãodetermina a passagem da forma de arquiteturas de aprendizagem frontaise analógicas, para dimensões reticulares e digitais. A digitalização domundo e a conexão generalizada possibilitam a construção de redes e dearquiteturas conectivas interagentes, nas quais a aprendizagem passa a sercompreendida, a partir de uma lógica ecossistêmica em que atores humanose entidades diversas (às quais a digitalização deu voz) dialogam e, numprocesso de interdependência, constroem uma ecologia inteligente. Dessecontexto emerge uma nova cultura relacional, ecológica, ligada a indicadorese critérios de sustentabilidade, o que nos permite falar de uma EducaçãoOnLIFE, numa realidade hiperconectada, na qual o “real” e “virtual” se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistemaeducativo, enquanto ecossistema. O artigo, a partir da reflexão sobre a nova conexão planetária e o habitar em rede, questiona que problematizações e desafios essa nova realidade coloca para a Educação. Apresenta três abordagens interpretativas da relação humano-tecnologia digital em contexto educacional e, finaliza com elaborações sobre a Educação OnLIFE.UFPRSchlemmer, ElianeDi Felice, MassimoMárcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42529https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42530Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76120Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
title |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
spellingShingle |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem Schlemmer, Eliane |
title_short |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
title_full |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
title_fullStr |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
title_sort |
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
author |
Schlemmer, Eliane |
author_facet |
Schlemmer, Eliane Di Felice, Massimo Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Di Felice, Massimo Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlemmer, Eliane Di Felice, Massimo Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
As últimas gerações de redes de comunicação e de interação começarama estender a conectividade aos objetos (internet of things), às superfíciese ao meio-ambiente (sensores), criando ecologias interativas (theinternet of everything) nas quais todas as diversas entidades (dados,algoritmos, software, coisas, territórios, pessoas) desenvolvem suas açõese possibilidades em diálogos e por meio das demais. Tal transformaçãodetermina a passagem da forma de arquiteturas de aprendizagem frontaise analógicas, para dimensões reticulares e digitais. A digitalização domundo e a conexão generalizada possibilitam a construção de redes e dearquiteturas conectivas interagentes, nas quais a aprendizagem passa a sercompreendida, a partir de uma lógica ecossistêmica em que atores humanose entidades diversas (às quais a digitalização deu voz) dialogam e, numprocesso de interdependência, constroem uma ecologia inteligente. Dessecontexto emerge uma nova cultura relacional, ecológica, ligada a indicadorese critérios de sustentabilidade, o que nos permite falar de uma EducaçãoOnLIFE, numa realidade hiperconectada, na qual o “real” e “virtual” se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistemaeducativo, enquanto ecossistema. O artigo, a partir da reflexão sobre a nova conexão planetária e o habitar em rede, questiona que problematizações e desafios essa nova realidade coloca para a Educação. Apresenta três abordagens interpretativas da relação humano-tecnologia digital em contexto educacional e, finaliza com elaborações sobre a Educação OnLIFE. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42529 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899238006784 |