Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlemmer, Eliane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Di Felice, Massimo, Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120
Resumo: As últimas gerações de redes de comunicação e de interação começarama estender a conectividade aos objetos (internet of things), às superfíciese ao meio-ambiente (sensores), criando ecologias interativas (theinternet of everything) nas quais todas as diversas entidades (dados,algoritmos, software, coisas, territórios, pessoas) desenvolvem suas açõese possibilidades em diálogos e por meio das demais. Tal transformaçãodetermina a passagem da forma de arquiteturas de aprendizagem frontaise analógicas, para dimensões reticulares e digitais. A digitalização domundo e a conexão generalizada possibilitam a construção de redes e dearquiteturas conectivas interagentes, nas quais a aprendizagem passa a sercompreendida, a partir de uma lógica ecossistêmica em que atores humanose entidades diversas (às quais a digitalização deu voz) dialogam e, numprocesso de interdependência, constroem uma ecologia inteligente. Dessecontexto emerge uma nova cultura relacional, ecológica, ligada a indicadorese critérios de sustentabilidade, o que nos permite falar de uma EducaçãoOnLIFE, numa realidade hiperconectada, na qual o “real” e “virtual” se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistemaeducativo, enquanto ecossistema. O artigo, a partir da reflexão sobre a nova conexão planetária e o habitar em rede, questiona que problematizações e desafios essa nova realidade coloca para a Educação. Apresenta três abordagens interpretativas da relação humano-tecnologia digital em contexto educacional e, finaliza com elaborações sobre a Educação OnLIFE.
id UFPR-4_3ad5d03d63fa9369d75aea9e2b397a6e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76120
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagemAs últimas gerações de redes de comunicação e de interação começarama estender a conectividade aos objetos (internet of things), às superfíciese ao meio-ambiente (sensores), criando ecologias interativas (theinternet of everything) nas quais todas as diversas entidades (dados,algoritmos, software, coisas, territórios, pessoas) desenvolvem suas açõese possibilidades em diálogos e por meio das demais. Tal transformaçãodetermina a passagem da forma de arquiteturas de aprendizagem frontaise analógicas, para dimensões reticulares e digitais. A digitalização domundo e a conexão generalizada possibilitam a construção de redes e dearquiteturas conectivas interagentes, nas quais a aprendizagem passa a sercompreendida, a partir de uma lógica ecossistêmica em que atores humanose entidades diversas (às quais a digitalização deu voz) dialogam e, numprocesso de interdependência, constroem uma ecologia inteligente. Dessecontexto emerge uma nova cultura relacional, ecológica, ligada a indicadorese critérios de sustentabilidade, o que nos permite falar de uma EducaçãoOnLIFE, numa realidade hiperconectada, na qual o “real” e “virtual” se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistemaeducativo, enquanto ecossistema. O artigo, a partir da reflexão sobre a nova conexão planetária e o habitar em rede, questiona que problematizações e desafios essa nova realidade coloca para a Educação. Apresenta três abordagens interpretativas da relação humano-tecnologia digital em contexto educacional e, finaliza com elaborações sobre a Educação OnLIFE.UFPRSchlemmer, ElianeDi Felice, MassimoMárcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42529https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42530Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76120Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
title Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
spellingShingle Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
Schlemmer, Eliane
title_short Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
title_full Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
title_fullStr Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
title_full_unstemmed Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
title_sort Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
author Schlemmer, Eliane
author_facet Schlemmer, Eliane
Di Felice, Massimo
Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia
author_role author
author2 Di Felice, Massimo
Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlemmer, Eliane
Di Felice, Massimo
Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ilka Márcia
dc.subject.none.fl_str_mv


description As últimas gerações de redes de comunicação e de interação começarama estender a conectividade aos objetos (internet of things), às superfíciese ao meio-ambiente (sensores), criando ecologias interativas (theinternet of everything) nas quais todas as diversas entidades (dados,algoritmos, software, coisas, territórios, pessoas) desenvolvem suas açõese possibilidades em diálogos e por meio das demais. Tal transformaçãodetermina a passagem da forma de arquiteturas de aprendizagem frontaise analógicas, para dimensões reticulares e digitais. A digitalização domundo e a conexão generalizada possibilitam a construção de redes e dearquiteturas conectivas interagentes, nas quais a aprendizagem passa a sercompreendida, a partir de uma lógica ecossistêmica em que atores humanose entidades diversas (às quais a digitalização deu voz) dialogam e, numprocesso de interdependência, constroem uma ecologia inteligente. Dessecontexto emerge uma nova cultura relacional, ecológica, ligada a indicadorese critérios de sustentabilidade, o que nos permite falar de uma EducaçãoOnLIFE, numa realidade hiperconectada, na qual o “real” e “virtual” se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistemaeducativo, enquanto ecossistema. O artigo, a partir da reflexão sobre a nova conexão planetária e o habitar em rede, questiona que problematizações e desafios essa nova realidade coloca para a Educação. Apresenta três abordagens interpretativas da relação humano-tecnologia digital em contexto educacional e, finaliza com elaborações sobre a Educação OnLIFE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42529
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76120/42530
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899238006784