As universidades e a inserção e aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42071 |
Resumo: | A universidade enquanto instituição formadora tem preocupações profissionais desde as suas origens medievais, no sentido em que, entre as suas missões, se inclui a preparação dos alunos para o exercício de atividades profissionais. Contudo, na contemporaneidade este tipo de preocupações têm sido o objeto de uma atenção e preocupação crescentes no quadro das políticas educativas, bem como por parte dos académicos e da sociedade em geral, veiculando frequentemente a ideia de que importa repensar o ensino superior numa lógica de resposta a necessidades (quantitativas e qualitativas) da economia e do mercado de trabalho. O objetivo deste artigo é enriquecer a reflexividade sobre este tipo de posicionamentos e sobre as respectivas implicações no campo da pedagogia universitária. Procura-se, deste modo, identificar tensões e desafios subjacentes aos modos de funcionamento e aos modelos curriculares e pedagógicos das universidades na atualidade, reforçando a importância de favorecer uma perspectiva educativa sobre a pedagogia universitária que não a subordine às supostas necessidades do mercado de trabalho. |
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As universidades e a inserção e aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?A universidade enquanto instituição formadora tem preocupações profissionais desde as suas origens medievais, no sentido em que, entre as suas missões, se inclui a preparação dos alunos para o exercício de atividades profissionais. Contudo, na contemporaneidade este tipo de preocupações têm sido o objeto de uma atenção e preocupação crescentes no quadro das políticas educativas, bem como por parte dos académicos e da sociedade em geral, veiculando frequentemente a ideia de que importa repensar o ensino superior numa lógica de resposta a necessidades (quantitativas e qualitativas) da economia e do mercado de trabalho. O objetivo deste artigo é enriquecer a reflexividade sobre este tipo de posicionamentos e sobre as respectivas implicações no campo da pedagogia universitária. Procura-se, deste modo, identificar tensões e desafios subjacentes aos modos de funcionamento e aos modelos curriculares e pedagógicos das universidades na atualidade, reforçando a importância de favorecer uma perspectiva educativa sobre a pedagogia universitária que não a subordine às supostas necessidades do mercado de trabalho.UFPRGaio Alves, Mariana2015-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42071Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 49-64Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 49-64Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 49-641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42071/26338https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42071/30352info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/42071Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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