A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Alfredo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40305
Resumo: Este texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.
id RCAP_435253e322beaff1b04e4670c8c3fc73
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionaisInstructional supervision as transformative practice: the place for professional narrativesSupervisão pedagógicaNarrativas profissionaisSustentabilidadeTransformaçãoInstructional supervisionProfessional narrativesSustainabilityTransformationEste texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.This text aims at discussing the place of teacher professional narratives, of an autobiographical nature, that are produced within an instructional supervision post-graduation context. The author starts by discussing the concept of quality in education. She places it within a concept of education for sustainable development and for the transformation of people and contexts. Then the author analyses the role teachers play in developing quality pedagogical practices. Even though education and training contexts play a determining role, teachers also have a key role in fighting discrimination and exclusion in schools, namely through their expectations regarding students’ achievement. The concept for supervision is also placed at the service of the same concept for quality in education. It is taken as theory and practice for the critical and collaborative regulation of pedagogy and professional development, within a vision for education as transformation and sustainability. The text concludes with an illustration of the way professional narratives are used as strategies for self-supervision of the teachers’ work within a post-graduate context. They are developed in the teachers’ professional contexts and serve to establish bridges between academic and experiential knowledge. They are focused on the ways teachers’ work is placed (or not) at the service of pedagogy and professional development founded on sustainability and transformation ideals. They also identify structural constraints, while signaling routes for action.Universidade do MinhoMoreira, Maria Alfredo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40305porMoreira, Maria Alfredo. A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais, Revista Eletrônica de Educação, 9, 3, 48-63, 2015.1982-719910.14244/19827191380info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:49.894826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
Instructional supervision as transformative practice: the place for professional narratives
title A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
spellingShingle A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
Moreira, Maria Alfredo
Supervisão pedagógica
Narrativas profissionais
Sustentabilidade
Transformação
Instructional supervision
Professional narratives
Sustainability
Transformation
title_short A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
title_full A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
title_fullStr A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
title_sort A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
author Moreira, Maria Alfredo
author_facet Moreira, Maria Alfredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Narrativas profissionais
Sustentabilidade
Transformação
Instructional supervision
Professional narratives
Sustainability
Transformation
topic Supervisão pedagógica
Narrativas profissionais
Sustentabilidade
Transformação
Instructional supervision
Professional narratives
Sustainability
Transformation
description Este texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40305
url http://hdl.handle.net/1822/40305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo. A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais, Revista Eletrônica de Educação, 9, 3, 48-63, 2015.
1982-7199
10.14244/19827191380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133053291855872