Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armando Valente, José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) proporcionaram importantes mudanças na educação a distância, que até o início dos anos 1980 era baseada no material impresso produzido e enviado aos alunos. Com as tecnologias foram criadas diversas modalidades de ensino a distância, inclusive o blended learning que combina atividades presenciais e atividades educacionais a distância, realizadas por meio das TDIC. Há diferentes maneiras de combinar as atividades presenciais e a distância, sendo a sala de aula invertida ou flipped classroom uma delas. Segundo essa abordagem, o conteúdo e as instruções sobre um determinado assunto curricular não são transmitidos pelo professor em sala de aula. O aluno estuda o material antes de ele frequentar a sala de aula, que passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projeto, discussões, laboratórios etc., com o apoio do professor e colaborativamente dos colegas. O objetivo do artigo é discutir as diferentes modalidades do blended learning e da sala de aula invertida, como as TDIC são usadas em diferentes modelos de implantação dessa abordagem pedagógica, como a sala de aula invertida pode ser implantada e os pontos positivos e negativos sobre a sala de aula invertida apresentados por diferentes
id UFPR-4_42a3df0dd1d1ce36ed7fbd226d0b122c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38645
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertidaAs tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) proporcionaram importantes mudanças na educação a distância, que até o início dos anos 1980 era baseada no material impresso produzido e enviado aos alunos. Com as tecnologias foram criadas diversas modalidades de ensino a distância, inclusive o blended learning que combina atividades presenciais e atividades educacionais a distância, realizadas por meio das TDIC. Há diferentes maneiras de combinar as atividades presenciais e a distância, sendo a sala de aula invertida ou flipped classroom uma delas. Segundo essa abordagem, o conteúdo e as instruções sobre um determinado assunto curricular não são transmitidos pelo professor em sala de aula. O aluno estuda o material antes de ele frequentar a sala de aula, que passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projeto, discussões, laboratórios etc., com o apoio do professor e colaborativamente dos colegas. O objetivo do artigo é discutir as diferentes modalidades do blended learning e da sala de aula invertida, como as TDIC são usadas em diferentes modelos de implantação dessa abordagem pedagógica, como a sala de aula invertida pode ser implantada e os pontos positivos e negativos sobre a sala de aula invertida apresentados por diferentesUFPRArmando Valente, José2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 79-97Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 79-97Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 79-971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/30412info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38645Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
title Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
spellingShingle Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
Armando Valente, José
title_short Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
title_full Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
title_fullStr Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
title_full_unstemmed Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
title_sort Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida
author Armando Valente, José
author_facet Armando Valente, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Armando Valente, José
dc.subject.none.fl_str_mv


description As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) proporcionaram importantes mudanças na educação a distância, que até o início dos anos 1980 era baseada no material impresso produzido e enviado aos alunos. Com as tecnologias foram criadas diversas modalidades de ensino a distância, inclusive o blended learning que combina atividades presenciais e atividades educacionais a distância, realizadas por meio das TDIC. Há diferentes maneiras de combinar as atividades presenciais e a distância, sendo a sala de aula invertida ou flipped classroom uma delas. Segundo essa abordagem, o conteúdo e as instruções sobre um determinado assunto curricular não são transmitidos pelo professor em sala de aula. O aluno estuda o material antes de ele frequentar a sala de aula, que passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projeto, discussões, laboratórios etc., com o apoio do professor e colaborativamente dos colegas. O objetivo do artigo é discutir as diferentes modalidades do blended learning e da sala de aula invertida, como as TDIC são usadas em diferentes modelos de implantação dessa abordagem pedagógica, como a sala de aula invertida pode ser implantada e os pontos positivos e negativos sobre a sala de aula invertida apresentados por diferentes
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/30412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 79-97
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 79-97
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 79-97
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902536826880