Blended learning no ensino da respiração celular: uma proposta de sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Gabriela Silva Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/769
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização do modelo da sala de aula invertida (ou flipped classroom), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública federal. A sala de aula invertida é caracterizada, como uma abordagem pela qual o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados previamente. Para efetivar essa investigação realizamos uma pesquisa descritiva, observacional e de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos compreenderam 34 estudantes e foi realizada na disciplina de Bioquímica dos Sistemas com uma carga horária de 60h. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário VARK (Visual, Aural-Read, Write and Kinesthetic) antes da intervenção, um formulário após a intervenção contendo questões abertas e fechadas e três atividades ligadas ao conteúdo de respiração celular. Este trabalho aponta fortes evidências da potencialidade para o uso da sala de aula invertida na formação de conceitos em bioquímica e da importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, para uma otimização do uso do método proposto. Também diagnosticamos alguns problemas enfrentados durante a pesquisa, como a forte herança do estudante pelo método tradicional de ensino, o que causou certa resistência e dificuldade de adaptação no início da disciplina. Os dados obtidos mostram que, apesar das barreiras a superar no decorrer da experiência, a implementação de modelos de aprendizagem e atitudes inovadoras contribuiu muito, sobretudo para que o aluno faça valer a pena o que aprendeu na disciplina, mostrando que sabem tomar decisões adequadas, resolver problemas, trabalhar colaborativamente e fazer a diferença na sua futura profissão.
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Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário VARK (Visual, Aural-Read, Write and Kinesthetic) antes da intervenção, um formulário após a intervenção contendo questões abertas e fechadas e três atividades ligadas ao conteúdo de respiração celular. Este trabalho aponta fortes evidências da potencialidade para o uso da sala de aula invertida na formação de conceitos em bioquímica e da importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, para uma otimização do uso do método proposto. Também diagnosticamos alguns problemas enfrentados durante a pesquisa, como a forte herança do estudante pelo método tradicional de ensino, o que causou certa resistência e dificuldade de adaptação no início da disciplina. Os dados obtidos mostram que, apesar das barreiras a superar no decorrer da experiência, a implementação de modelos de aprendizagem e atitudes inovadoras contribuiu muito, sobretudo para que o aluno faça valer a pena o que aprendeu na disciplina, mostrando que sabem tomar decisões adequadas, resolver problemas, trabalhar colaborativamente e fazer a diferença na sua futura profissão.This article aims to present the results of the use of the inverted classroom model (flipped classroom) in the Licentiate course in Biological Sciences of a federal public institution. The inverted classroom is characterized as an approach by which the student assumes responsibility for the theoretical study and the classroom lecture serves as a practical application of the previously studied concepts. To carry out this research, we conducted a descriptive, observational and field research with a qualitative approach.The subjects comprised 34 students and it was held in the discipline of Biochemistry of Systems with a workload of 60 hours. For data collection, a VARK questionnaire (Visual, Aural-Read, Write and Kinesthetic) was applied before the intervention, a form after the intervention containing open and closed questions and three activities related to the cellular respiration content. This work points to strong evidence of the potential for the use of the inverted classroom in the formation of concepts in biochemistry and the importance of knowledge about students; learning styles for an optimization of the use of the proposed method. We also diagnosed some problems faced during the research, such as the strong inheritance of the student by the traditional method of teaching, which caused some resistance and difficulty of adaptation at the beginning of the discipline. The data obtained show that, in spite of the barriers to overcome during the experience, the implementation of learning models and innovative attitudes has contributed a lot, especially for the student to make worthwhile what he has learned in the discipline, showing that they know how to make appropriate decisions, solve problems, work collaboratively and make a difference in your future profession.BrasilAraújo, Rosangela Vidal de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4031709664939616http://lattes.cnpq.br/0161284695913412Monteiro, Maria Gabriela Silva Carneiro2019-02-25T19:13:51Z2019-02-25T19:13:51Z2019-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfMONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro. Blended learning no ensino da respiração celular: uma proposta de sala de aula invertida. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/769porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-02-25T19:13:51Zoai:dspace:123456789/769Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-02-25T19:13:51Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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