Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Spinillo, Alina Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306
Resumo: Embora leitura e produção de textos sejam temas investigados separada-mente devido ao fato de apresentarem peculiaridades distintas que caracterizam cada um desses processos, em última instância, ler e produzir textos fazem parte de um mesmo campo de conhecimento: conhecimento sobre a linguagem escrita. Ao focalizar a leitura e a produção de textos, este Dossiê assume o desafio de articular esses dois temas a partir de um conjunto de artigos que visam tanto atualizar os leitores interessados nesta área de investigação como também propiciar reflexões que permitam o diálogo entre leitura e escrita. Esses temas, de grande interesse teórico e aplicado, contribuem para desvelar como se caracteriza o conhecimento sobre a linguagem escrita por parte daquele que constrói e produz significados através de textos.
id UFPR-4_4560f4a4ad30d7c13311c529517a2f3b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48306
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEducaçãoEducação; Leitura; Produção de TextoEducaçãoEmbora leitura e produção de textos sejam temas investigados separada-mente devido ao fato de apresentarem peculiaridades distintas que caracterizam cada um desses processos, em última instância, ler e produzir textos fazem parte de um mesmo campo de conhecimento: conhecimento sobre a linguagem escrita. Ao focalizar a leitura e a produção de textos, este Dossiê assume o desafio de articular esses dois temas a partir de um conjunto de artigos que visam tanto atualizar os leitores interessados nesta área de investigação como também propiciar reflexões que permitam o diálogo entre leitura e escrita. Esses temas, de grande interesse teórico e aplicado, contribuem para desvelar como se caracteriza o conhecimento sobre a linguagem escrita por parte daquele que constrói e produz significados através de textos.UFPRGuimarães, Sandra Regina KirchnerSpinillo, Alina Galvão2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 11-15Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 11-15Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 11-151984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306/29844https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306/30218Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/48306Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Educação
Educação; Leitura; Produção de Texto
Educação
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Guimarães, Sandra Regina Kirchner
author_facet Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Spinillo, Alina Galvão
author_role author
author2 Spinillo, Alina Galvão
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Spinillo, Alina Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; Leitura; Produção de Texto
Educação
topic Educação
Educação; Leitura; Produção de Texto
Educação
description Embora leitura e produção de textos sejam temas investigados separada-mente devido ao fato de apresentarem peculiaridades distintas que caracterizam cada um desses processos, em última instância, ler e produzir textos fazem parte de um mesmo campo de conhecimento: conhecimento sobre a linguagem escrita. Ao focalizar a leitura e a produção de textos, este Dossiê assume o desafio de articular esses dois temas a partir de um conjunto de artigos que visam tanto atualizar os leitores interessados nesta área de investigação como também propiciar reflexões que permitam o diálogo entre leitura e escrita. Esses temas, de grande interesse teórico e aplicado, contribuem para desvelar como se caracteriza o conhecimento sobre a linguagem escrita por parte daquele que constrói e produz significados através de textos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306/29844
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48306/30218
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 11-15
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 11-15
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 11-15
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894221619200