A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92229 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação – na Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP da cidade de Presidente Prudente–SP. Este estudo tem como objetivo investigar como o professor que atua na 4ª série do ensino fundamental trabalha em sala de aula a produção de textos de forma a levar os alunos as práticas sociais da língua escrita, bem como, analisar a mediação do uso da leitura e da escrita no âmbito escolar e social. Esta pesquisa surgiu em razão a pesquisas nacionais e internacionais que afirmam que hoje não basta o professor ensinar o aluno a escrever, mas, deve-se ensiná-lo a fazer uso da escrita nos meios sociais. Assim, o presente trabalho investigativo insere-se no campo da pesquisa qualitativa em educação e a estratégia de ação utilizada durante a pesquisa foi o estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa buscou observar a prática docente de uma professora que atua na 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente – SP. Realizamos dois meses de observação diária e uma entrevista, a fim de, analisarmos as atividades de produção de textos realizadas em sala de aula. Desta forma, o estudo bibliográfico feito, as análises da entrevista e das observações realizadas nos apontaram que trazer as vivências culturais da leitura e da escrita para a sala de aula através das atividades de produção de textos são fatores importantes para compreender a forma como os professores desenvolvem o seu papel de mediar e de tornar essas ações significativas para a vida de seus alunos. Pois, os dados obtidos na pesquisa nos fizeram... |
id |
UNSP_43f3c78b6ffd6f171c47ecf0f54b53b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92229 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª sérieEducaçãoLeituraEscritaProdução de textosTeaching practiceEste trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação – na Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP da cidade de Presidente Prudente–SP. Este estudo tem como objetivo investigar como o professor que atua na 4ª série do ensino fundamental trabalha em sala de aula a produção de textos de forma a levar os alunos as práticas sociais da língua escrita, bem como, analisar a mediação do uso da leitura e da escrita no âmbito escolar e social. Esta pesquisa surgiu em razão a pesquisas nacionais e internacionais que afirmam que hoje não basta o professor ensinar o aluno a escrever, mas, deve-se ensiná-lo a fazer uso da escrita nos meios sociais. Assim, o presente trabalho investigativo insere-se no campo da pesquisa qualitativa em educação e a estratégia de ação utilizada durante a pesquisa foi o estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa buscou observar a prática docente de uma professora que atua na 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente – SP. Realizamos dois meses de observação diária e uma entrevista, a fim de, analisarmos as atividades de produção de textos realizadas em sala de aula. Desta forma, o estudo bibliográfico feito, as análises da entrevista e das observações realizadas nos apontaram que trazer as vivências culturais da leitura e da escrita para a sala de aula através das atividades de produção de textos são fatores importantes para compreender a forma como os professores desenvolvem o seu papel de mediar e de tornar essas ações significativas para a vida de seus alunos. Pois, os dados obtidos na pesquisa nos fizeram...This work presents a research developed in a master of education – In UNESP/ university of science and technology in the Presidente Prudente city SP state. This study aims to investigate how the teacher who works in the 4th grade of elementary school work in the classroom the writing of texts in order to bring students the social practices of written language, and to evaluate the mediation of the use of reading and writing in schools and society . This research arose due to national and international studies which say that today is not just the teacher teaching the student to write, but the teacher must teach them to make use of writing in social media. Thus, the present research work is within the field of qualitative research in education and the strategy of action in this research was the study of ethnographic cases. The study sought to observe the teacher’s teaching practice who works in the 4th grade of elementary school in a Presidente Prudent’s public school in SP state. We conducted two months of daily observation and interview, so, we analyzed the activities, text writing, held in the classroom. Thus, the bibliographical study done, the analysis of interviews and observations showed that in bringing the cultural experiences of reading and writing to the classroom activities through the text writing are important to understand ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo, Mayara dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2012-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f.application/pdfARAUJO, Mayara dos Santos. A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série. 2012. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92229000691520araujo_ms_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:01.354155Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
title |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
spellingShingle |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série Araujo, Mayara dos Santos [UNESP] Educação Leitura Escrita Produção de textos Teaching practice |
title_short |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
title_full |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
title_fullStr |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
title_full_unstemmed |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
title_sort |
A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série |
author |
Araujo, Mayara dos Santos [UNESP] |
author_facet |
Araujo, Mayara dos Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Mayara dos Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura Escrita Produção de textos Teaching practice |
topic |
Educação Leitura Escrita Produção de textos Teaching practice |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação – na Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP da cidade de Presidente Prudente–SP. Este estudo tem como objetivo investigar como o professor que atua na 4ª série do ensino fundamental trabalha em sala de aula a produção de textos de forma a levar os alunos as práticas sociais da língua escrita, bem como, analisar a mediação do uso da leitura e da escrita no âmbito escolar e social. Esta pesquisa surgiu em razão a pesquisas nacionais e internacionais que afirmam que hoje não basta o professor ensinar o aluno a escrever, mas, deve-se ensiná-lo a fazer uso da escrita nos meios sociais. Assim, o presente trabalho investigativo insere-se no campo da pesquisa qualitativa em educação e a estratégia de ação utilizada durante a pesquisa foi o estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa buscou observar a prática docente de uma professora que atua na 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente – SP. Realizamos dois meses de observação diária e uma entrevista, a fim de, analisarmos as atividades de produção de textos realizadas em sala de aula. Desta forma, o estudo bibliográfico feito, as análises da entrevista e das observações realizadas nos apontaram que trazer as vivências culturais da leitura e da escrita para a sala de aula através das atividades de produção de textos são fatores importantes para compreender a forma como os professores desenvolvem o seu papel de mediar e de tornar essas ações significativas para a vida de seus alunos. Pois, os dados obtidos na pesquisa nos fizeram... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-04 2014-06-11T19:25:38Z 2014-06-11T19:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Mayara dos Santos. A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série. 2012. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/11449/92229 000691520 araujo_ms_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Mayara dos Santos. A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série. 2012. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. 000691520 araujo_ms_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129130556817408 |