Atitudes dos/as estudantes universitários/as face à homossexualidade: tradução e validação de uma escala de medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Regina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58396
Resumo: O reconhecimento oficial da homossexualidade, impulsionado pela legalização da união entre casais do mesmo sexo em Portugal, deveria diminuir as atitudes e os comportamentos homonegativos e, consequentemente, as perseguições a indivíduos não heteronormativos. Com base nesse pressuposto, realizou-se este estudo, cujo objetivo é avaliar as atitudes dos/as estudantes universitários/as dos mestrados em ensino e em educação (N=151) face à homossexualidade. Para tal, foi traduzida e adaptada socioculturalmente uma escala de atitudes face às lésbicas e aos homens gays (Attitudes Toward Lesbians and Gay Men – ATLG). Os resultados obtidos mostraram baixos níveis de preconceito dos/as estudantes universitários/as relacionados com a orientação sexual, em particular dos inquiridos do sexo feminino. No entanto, apesar de assumirmos que as respostas dos inquiridos estariam condicionadas pelo desejo social de baixar os níveis de preconceito, verificou-se discursos incongruentes quando se tratou de questões como a homoparentalidade ou a homofiliação, momento em que os inquiridos assumiram uma atitude mais homonegativa. As conclusões deste estudo mostraram a necessidade de criar condições para que os estudantes universitários, durante a sua formação, refletissem sobre as suas atitudes face à homossexualidade. Além de aprender a desenvolver processos educativos que incluam a promoção do respeito e a convivência saudável com a diversidade sexual e a defesa dos direitos humanos.
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