A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997 |
Resumo: | Considerando a leitura analítica a partir da teoria dos campos formulada por Pierre Bourdieu, com foco na área de Ensino de Química e na estruturação do subcampo da formação de professores de química (FPQ), no presente texto discutimos o campo como espaço social tendo em vista o campo científico da química (CCQ), o habitus dos agentes, as posições, as disputas, interesses e as estratégias subversão estabelecidas pelo subcampo da FPQ para buscar seu espaço na química. Argumentamos sobre estas diferentes configurações a partir do olhar para o subcampo da FPQ, dominado no campo da química, ao analisarmos a produção científica da área de Ensino de Química e dados das plataformas Acácia e Sucupira. Neste processo utilizamos a metodologia praxiológica de Bourdieu e a sua análise relacional para dialogar sobre as estratégias desenvolvidas pelos agentes do subcampo da FPQ no CCQ para configurar capital próprio e estabelecer movimento de reconhecimento do habitus que não o habitus próprio do químico. Dentre tais estratégias se sobressaem a realização de eventos científicos, a produção em periódicos da área de Ensino de Química, formação de mestres e doutores nos programas de pós-graduação em que os agentes buscam a constituição de um capital científico e espaço para o reconhecimento do subcampo como pertencente ao campo da química. |
id |
UFPR-4_4610bce58211806328cfc89f22688d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/85997 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da QuímicaQuímica; Ensino de QuímicaPierre Bourdieu. Ensino de Química. Subcampo da Formação e Professores. Capital científico. Estratégias de subversão.Ensino de QuímicaConsiderando a leitura analítica a partir da teoria dos campos formulada por Pierre Bourdieu, com foco na área de Ensino de Química e na estruturação do subcampo da formação de professores de química (FPQ), no presente texto discutimos o campo como espaço social tendo em vista o campo científico da química (CCQ), o habitus dos agentes, as posições, as disputas, interesses e as estratégias subversão estabelecidas pelo subcampo da FPQ para buscar seu espaço na química. Argumentamos sobre estas diferentes configurações a partir do olhar para o subcampo da FPQ, dominado no campo da química, ao analisarmos a produção científica da área de Ensino de Química e dados das plataformas Acácia e Sucupira. Neste processo utilizamos a metodologia praxiológica de Bourdieu e a sua análise relacional para dialogar sobre as estratégias desenvolvidas pelos agentes do subcampo da FPQ no CCQ para configurar capital próprio e estabelecer movimento de reconhecimento do habitus que não o habitus próprio do químico. Dentre tais estratégias se sobressaem a realização de eventos científicos, a produção em periódicos da área de Ensino de Química, formação de mestres e doutores nos programas de pós-graduação em que os agentes buscam a constituição de um capital científico e espaço para o reconhecimento do subcampo como pertencente ao campo da química.UFPRSilva, Francisca das Chagas Alves daMesquita, Nyuara Araújo da Silva2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporspahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997/48147https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997/48148Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/85997Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:52Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
title |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
spellingShingle |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química Silva, Francisca das Chagas Alves da Química; Ensino de Química Pierre Bourdieu. Ensino de Química. Subcampo da Formação e Professores. Capital científico. Estratégias de subversão. Ensino de Química |
title_short |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
title_full |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
title_fullStr |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
title_full_unstemmed |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
title_sort |
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química |
author |
Silva, Francisca das Chagas Alves da |
author_facet |
Silva, Francisca das Chagas Alves da Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca das Chagas Alves da Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química; Ensino de Química Pierre Bourdieu. Ensino de Química. Subcampo da Formação e Professores. Capital científico. Estratégias de subversão. Ensino de Química |
topic |
Química; Ensino de Química Pierre Bourdieu. Ensino de Química. Subcampo da Formação e Professores. Capital científico. Estratégias de subversão. Ensino de Química |
description |
Considerando a leitura analítica a partir da teoria dos campos formulada por Pierre Bourdieu, com foco na área de Ensino de Química e na estruturação do subcampo da formação de professores de química (FPQ), no presente texto discutimos o campo como espaço social tendo em vista o campo científico da química (CCQ), o habitus dos agentes, as posições, as disputas, interesses e as estratégias subversão estabelecidas pelo subcampo da FPQ para buscar seu espaço na química. Argumentamos sobre estas diferentes configurações a partir do olhar para o subcampo da FPQ, dominado no campo da química, ao analisarmos a produção científica da área de Ensino de Química e dados das plataformas Acácia e Sucupira. Neste processo utilizamos a metodologia praxiológica de Bourdieu e a sua análise relacional para dialogar sobre as estratégias desenvolvidas pelos agentes do subcampo da FPQ no CCQ para configurar capital próprio e estabelecer movimento de reconhecimento do habitus que não o habitus próprio do químico. Dentre tais estratégias se sobressaem a realização de eventos científicos, a produção em periódicos da área de Ensino de Química, formação de mestres e doutores nos programas de pós-graduação em que os agentes buscam a constituição de um capital científico e espaço para o reconhecimento do subcampo como pertencente ao campo da química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997/48147 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997/48148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900379906048 |