Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Lígia Martha C. da C.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007
Resumo: Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.
id UFPR-4_4725eee5e1fd49f7752969b5cc2de71d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/30007
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação IntegralEste ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.UFPRCoelho, Lígia Martha C. da C.2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/19391https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/30817info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/30007Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
title Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
spellingShingle Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
Coelho, Lígia Martha C. da C.
title_short Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
title_full Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
title_fullStr Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
title_full_unstemmed Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
title_sort Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
author Coelho, Lígia Martha C. da C.
author_facet Coelho, Lígia Martha C. da C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Lígia Martha C. da C.
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/19391
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/30817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897576013824