Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007 |
Resumo: | Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos. |
id |
UFPR-4_4725eee5e1fd49f7752969b5cc2de71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/30007 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação IntegralEste ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.UFPRCoelho, Lígia Martha C. da C.2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/19391https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/30817info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/30007Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
title |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
spellingShingle |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral Coelho, Lígia Martha C. da C. |
title_short |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
title_full |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
title_fullStr |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
title_full_unstemmed |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
title_sort |
Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral |
author |
Coelho, Lígia Martha C. da C. |
author_facet |
Coelho, Lígia Martha C. da C. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Lígia Martha C. da C. |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/19391 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007/30817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89 Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89 Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 73-89 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897576013824 |