Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471 |
Resumo: | O artigo evidencia relações entre a educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico “Brazil-Medico”, do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade. Palavras-chave: saúde; Educação Física; corpo. |
id |
UFPR-4_4841eb3eb0cf52af23150dabf3606864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/40471 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação FísicaO artigo evidencia relações entre a educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico “Brazil-Medico”, do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade. Palavras-chave: saúde; Educação Física; corpo. UFPRCAPESMendes, Maria Isabel Brandão de SouzaNóbrega, Terezinha Petrucia da2015-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 225-241Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 225-241Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 225-2411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471/25595https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471/30383info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/40471Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
title |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
spellingShingle |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza |
title_short |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
title_full |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
title_fullStr |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
title_full_unstemmed |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
title_sort |
Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física |
author |
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza |
author_facet |
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo evidencia relações entre a educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico “Brazil-Medico”, do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade. Palavras-chave: saúde; Educação Física; corpo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471/25595 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471/30383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 225-241 Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 225-241 Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 225-241 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902575624192 |