Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471
Resumo: O artigo evidencia relações entre a educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico “Brazil-Medico”, do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade. Palavras-chave: saúde; Educação Física; corpo.
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