A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinillo, Alina Galvão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Correa, Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024
Resumo: O presente artigo analisa as concepções de professoras do ensino fundamental acerca da revisão textual e as ações didáticas por elas realizadas em sala de aula, estabelecendo como este conhecimento se aproxima ou se distancia daquele descrito na literatura. Foram entrevistadas 15 professoras que discorreram acerca de como conceituam a revisão textual, sobre o que revisar, bem como sobre as situações didáticas e procedimentos adotados em sala de aula para que seus alunos revisem os textos que produzem. De maneira geral, as professoras possuem concepção sequencial e linear acerca da escrita e da revisão de texto. A revisão confunde-se, muitas vezes, com a correção de erros, voltando-se para a edição dos aspectos formais do texto. A prática de revisão mais frequentemente citada compreende a releitura do texto pela criança ao lado da professora. De forma geral, observa-se grande descompasso entre conceitos oriundos de pesquisas na área e a forma como as professoras entrevistadas pensam e realizam sua prática pedagógica quanto à revisão de texto.
id UFPR-4_4916e29f2c945be60e87849d2fecd6e5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48024
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino FundamentalEducaçãoRevisão textual; Escrita; Estratégias de revisão; Situações didáticasEducaçãoO presente artigo analisa as concepções de professoras do ensino fundamental acerca da revisão textual e as ações didáticas por elas realizadas em sala de aula, estabelecendo como este conhecimento se aproxima ou se distancia daquele descrito na literatura. Foram entrevistadas 15 professoras que discorreram acerca de como conceituam a revisão textual, sobre o que revisar, bem como sobre as situações didáticas e procedimentos adotados em sala de aula para que seus alunos revisem os textos que produzem. De maneira geral, as professoras possuem concepção sequencial e linear acerca da escrita e da revisão de texto. A revisão confunde-se, muitas vezes, com a correção de erros, voltando-se para a edição dos aspectos formais do texto. A prática de revisão mais frequentemente citada compreende a releitura do texto pela criança ao lado da professora. De forma geral, observa-se grande descompasso entre conceitos oriundos de pesquisas na área e a forma como as professoras entrevistadas pensam e realizam sua prática pedagógica quanto à revisão de texto.UFPRSpinillo, Alina GalvãoCorrea, Jane2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 107-123Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 107-123Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 107-1231984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024/29850https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024/30224Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/48024Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
title A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
spellingShingle A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
Spinillo, Alina Galvão
Educação
Revisão textual; Escrita; Estratégias de revisão; Situações didáticas
Educação
title_short A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
title_full A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
title_fullStr A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
title_sort A revisão textual na perspectiva de professoras do Ensino Fundamental
author Spinillo, Alina Galvão
author_facet Spinillo, Alina Galvão
Correa, Jane
author_role author
author2 Correa, Jane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinillo, Alina Galvão
Correa, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Revisão textual; Escrita; Estratégias de revisão; Situações didáticas
Educação
topic Educação
Revisão textual; Escrita; Estratégias de revisão; Situações didáticas
Educação
description O presente artigo analisa as concepções de professoras do ensino fundamental acerca da revisão textual e as ações didáticas por elas realizadas em sala de aula, estabelecendo como este conhecimento se aproxima ou se distancia daquele descrito na literatura. Foram entrevistadas 15 professoras que discorreram acerca de como conceituam a revisão textual, sobre o que revisar, bem como sobre as situações didáticas e procedimentos adotados em sala de aula para que seus alunos revisem os textos que produzem. De maneira geral, as professoras possuem concepção sequencial e linear acerca da escrita e da revisão de texto. A revisão confunde-se, muitas vezes, com a correção de erros, voltando-se para a edição dos aspectos formais do texto. A prática de revisão mais frequentemente citada compreende a releitura do texto pela criança ao lado da professora. De forma geral, observa-se grande descompasso entre conceitos oriundos de pesquisas na área e a forma como as professoras entrevistadas pensam e realizam sua prática pedagógica quanto à revisão de texto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024/29850
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48024/30224
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 107-123
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 107-123
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 107-123
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895988469760