The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Junior, Sergio Roberto Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060
Resumo: Neste estudo comparativo pretendemos contemplar os diversos entendimentos e as diversas prescrições para a Educação Física escolar na segunda metade da década de 1940, e na primeira metade dos anos 70 do século passado no Estado do Paraná, Brasil. Como fonte privilegiamos as Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, de 1947, além de depoimentos de professores escolares e alguns números da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, dos anos 70. Nosso foco está centrado na redefinição das prescrições curriculares no que se refere ao espaço apropriado para as aulas daquela disciplina, tenham sido ou não edificados, mas que configurariam uma nova forma de conceber o ensino da disciplina, na segunda metade do séc. XX, fortemente ancorado nas práticas esportivas. Mais do que afirmar a máxima de que “o espaço educa e conforma”, apresentamos como essas mudanças aconteceram pelo menos no âmbito das prescrições relacionadas à disciplina de Educação Física, ajudando a redefinir o seu sentido dentro da escola secundária brasileira. Trata-se, assim, de perspectivar a reconfiguração do espaço tanto quanto os seus usos possíveis, autorizados ou não. Nossas análises concluem que muitas recomendações que propalavam a redefinição espacial da Educação Física foram plenamente desenvolvidas, indicando assim que a disciplina ganharia um “espaço” próprio novo e mais vigoroso dentro dos diversos e plurais espaços da instituição escolar, até mesmo pelo grande volume de recursos financeiros envolvidos na sua efetivação.  
id UFPR-4_4a9e4c0a474f36e83aff78003d416b85
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/15060
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964Os espaços para a educação física no ensino secundário paranaense: um estudo comparativo entre os anos finais da ditadura varguista e os anos da ditadura militar brasileira pós 1964Neste estudo comparativo pretendemos contemplar os diversos entendimentos e as diversas prescrições para a Educação Física escolar na segunda metade da década de 1940, e na primeira metade dos anos 70 do século passado no Estado do Paraná, Brasil. Como fonte privilegiamos as Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, de 1947, além de depoimentos de professores escolares e alguns números da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, dos anos 70. Nosso foco está centrado na redefinição das prescrições curriculares no que se refere ao espaço apropriado para as aulas daquela disciplina, tenham sido ou não edificados, mas que configurariam uma nova forma de conceber o ensino da disciplina, na segunda metade do séc. XX, fortemente ancorado nas práticas esportivas. Mais do que afirmar a máxima de que “o espaço educa e conforma”, apresentamos como essas mudanças aconteceram pelo menos no âmbito das prescrições relacionadas à disciplina de Educação Física, ajudando a redefinir o seu sentido dentro da escola secundária brasileira. Trata-se, assim, de perspectivar a reconfiguração do espaço tanto quanto os seus usos possíveis, autorizados ou não. Nossas análises concluem que muitas recomendações que propalavam a redefinição espacial da Educação Física foram plenamente desenvolvidas, indicando assim que a disciplina ganharia um “espaço” próprio novo e mais vigoroso dentro dos diversos e plurais espaços da instituição escolar, até mesmo pelo grande volume de recursos financeiros envolvidos na sua efetivação.  This comparative study intends to analyze some understandings and prescriptions of the Physical Education subject in the second half of the 1940’s and the first half of 1970’s in the state of Paraná, Brazil. This study uses as sources the Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, from 1947, some testimonies of school teachers and some issues of Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, from the 1970’s. The focus is on the processes of curricular prescriptions redefinitions, mainly on the understanding of what the appropriate space for Physical Education classes was, have them been built or not. That represented a new way of figure out the teaching of this subject in the second half of the 20th century, strongly anchored in sports. More than show the affirmation "the space educates and conforms", this article presents how those changes occurred in the Physical Education subject, helping to redefine its meaning in the Brazilian secondary school. These analyses conclude that many recommendations that disseminated the redefinition of Physical Education spaces were fully developed, indicating that the subject would gain a own "space", new and more vigorous in the diverse and plural school’s area, because the large financial resources involved in their effectiveness.UFPR2009-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 39-56Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 39-56Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 39-561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060/10106https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060/31093Oliveira, Marcus Aurélio Taborda deJunior, Sergio Roberto Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:04:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/15060Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:04:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
Os espaços para a educação física no ensino secundário paranaense: um estudo comparativo entre os anos finais da ditadura varguista e os anos da ditadura militar brasileira pós 1964
title The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
spellingShingle The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
title_short The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
title_full The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
title_fullStr The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
title_full_unstemmed The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
title_sort The spaces for physical education on the secondary education in Paraná: a comparative study between the final years of the Vargas dictatorship and years of Brazilian military dictatorship after 1964
author Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
author_facet Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
Junior, Sergio Roberto Chaves
author_role author
author2 Junior, Sergio Roberto Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
Junior, Sergio Roberto Chaves
description Neste estudo comparativo pretendemos contemplar os diversos entendimentos e as diversas prescrições para a Educação Física escolar na segunda metade da década de 1940, e na primeira metade dos anos 70 do século passado no Estado do Paraná, Brasil. Como fonte privilegiamos as Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, de 1947, além de depoimentos de professores escolares e alguns números da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, dos anos 70. Nosso foco está centrado na redefinição das prescrições curriculares no que se refere ao espaço apropriado para as aulas daquela disciplina, tenham sido ou não edificados, mas que configurariam uma nova forma de conceber o ensino da disciplina, na segunda metade do séc. XX, fortemente ancorado nas práticas esportivas. Mais do que afirmar a máxima de que “o espaço educa e conforma”, apresentamos como essas mudanças aconteceram pelo menos no âmbito das prescrições relacionadas à disciplina de Educação Física, ajudando a redefinir o seu sentido dentro da escola secundária brasileira. Trata-se, assim, de perspectivar a reconfiguração do espaço tanto quanto os seus usos possíveis, autorizados ou não. Nossas análises concluem que muitas recomendações que propalavam a redefinição espacial da Educação Física foram plenamente desenvolvidas, indicando assim que a disciplina ganharia um “espaço” próprio novo e mais vigoroso dentro dos diversos e plurais espaços da instituição escolar, até mesmo pelo grande volume de recursos financeiros envolvidos na sua efetivação.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060/10106
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15060/31093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 39-56
Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 39-56
Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 39-56
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901384441856