Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jorge Luiz da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardôzo, Lisliane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a profissão do educador de História, através de sua identidade narrativa. Nesta pesquisa buscamos relacionar a formação inicial do educador com a percepção que tem da docência. Para isto, entrevistamos professores da disciplina de História das escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, tendo como metodologia a História oral de vida. A pesquisa mostrou que a formação inicial tem um papel central na constituição de posturas teóricas, práticas pedagógicas e na identidade profissional. A principal crítica apontada, nas narrativas sobre a formação inicial, relaciona-se à dicotomia entre teoria e prática. Entretanto, a percepção do educador acerca da sua profissão não fica restrita aos processos de formação formal, sendo influenciada pelas trajetórias pessoal e profissional, tendo sua gênese na história de vida dos entrevistados: na escolha da profissão e na imagem que se tem, a priori, da docência. A partir dessas reflexões, apontamos a necessidade de rever paradigmas que norteiam as práticas de formação de professores de História.
id UFPR-4_4c2a04b981c3e30af4e4db8a9c7b7aa1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25889
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadoresEste artigo tem como objetivo investigar a profissão do educador de História, através de sua identidade narrativa. Nesta pesquisa buscamos relacionar a formação inicial do educador com a percepção que tem da docência. Para isto, entrevistamos professores da disciplina de História das escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, tendo como metodologia a História oral de vida. A pesquisa mostrou que a formação inicial tem um papel central na constituição de posturas teóricas, práticas pedagógicas e na identidade profissional. A principal crítica apontada, nas narrativas sobre a formação inicial, relaciona-se à dicotomia entre teoria e prática. Entretanto, a percepção do educador acerca da sua profissão não fica restrita aos processos de formação formal, sendo influenciada pelas trajetórias pessoal e profissional, tendo sua gênese na história de vida dos entrevistados: na escolha da profissão e na imagem que se tem, a priori, da docência. A partir dessas reflexões, apontamos a necessidade de rever paradigmas que norteiam as práticas de formação de professores de História. UFPRCunha, Jorge Luiz daCardôzo, Lisliane dos Santos2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 141-162Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 141-162Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 141-1621984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889/17280https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889/30908info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:50:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/25889Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:50:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
title Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
spellingShingle Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
Cunha, Jorge Luiz da
title_short Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
title_full Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
title_fullStr Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
title_full_unstemmed Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
title_sort Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores
author Cunha, Jorge Luiz da
author_facet Cunha, Jorge Luiz da
Cardôzo, Lisliane dos Santos
author_role author
author2 Cardôzo, Lisliane dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jorge Luiz da
Cardôzo, Lisliane dos Santos
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo tem como objetivo investigar a profissão do educador de História, através de sua identidade narrativa. Nesta pesquisa buscamos relacionar a formação inicial do educador com a percepção que tem da docência. Para isto, entrevistamos professores da disciplina de História das escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, tendo como metodologia a História oral de vida. A pesquisa mostrou que a formação inicial tem um papel central na constituição de posturas teóricas, práticas pedagógicas e na identidade profissional. A principal crítica apontada, nas narrativas sobre a formação inicial, relaciona-se à dicotomia entre teoria e prática. Entretanto, a percepção do educador acerca da sua profissão não fica restrita aos processos de formação formal, sendo influenciada pelas trajetórias pessoal e profissional, tendo sua gênese na história de vida dos entrevistados: na escolha da profissão e na imagem que se tem, a priori, da docência. A partir dessas reflexões, apontamos a necessidade de rever paradigmas que norteiam as práticas de formação de professores de História.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889/17280
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889/30908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 141-162
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 141-162
Educar em Revista; v. 27, n. 42 (2011); p. 141-162
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989824276889600