Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores

Bibliographic Details
Main Author: Cunha, Jorge Luiz da
Publication Date: 2011
Other Authors: Cardôzo, Lisliane dos Santos
Format: Article
Language: por
Source: Educar em Revista
Download full: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889
Summary: Este artigo tem como objetivo investigar a profissão do educador de História, através de sua identidade narrativa. Nesta pesquisa buscamos relacionar a formação inicial do educador com a percepção que tem da docência. Para isto, entrevistamos professores da disciplina de História das escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, tendo como metodologia a História oral de vida. A pesquisa mostrou que a formação inicial tem um papel central na constituição de posturas teóricas, práticas pedagógicas e na identidade profissional. A principal crítica apontada, nas narrativas sobre a formação inicial, relaciona-se à dicotomia entre teoria e prática. Entretanto, a percepção do educador acerca da sua profissão não fica restrita aos processos de formação formal, sendo influenciada pelas trajetórias pessoal e profissional, tendo sua gênese na história de vida dos entrevistados: na escolha da profissão e na imagem que se tem, a priori, da docência. A partir dessas reflexões, apontamos a necessidade de rever paradigmas que norteiam as práticas de formação de professores de História.