Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087 |
Resumo: | O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto “A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais”, desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais – pedagogos e professores – para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede – PDE/PR – Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.Palavras-chave: formação docente continuada; papel da universidade; relação universidade-escola; programa de desenvolvimento educacional(PDE/PR). |
id |
UFPR-4_4d2c04743c86e24107cb8933a1eeac23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/19087 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto “A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais”, desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais – pedagogos e professores – para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede – PDE/PR – Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.Palavras-chave: formação docente continuada; papel da universidade; relação universidade-escola; programa de desenvolvimento educacional(PDE/PR). UFPRGabardo, Cleusa ValérioHagemeyer, Regina Cely C.2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-1121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/12389https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/31019info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19087Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
title |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
spellingShingle |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* Gabardo, Cleusa Valério |
title_short |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
title_full |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
title_fullStr |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
title_full_unstemmed |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
title_sort |
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR* |
author |
Gabardo, Cleusa Valério |
author_facet |
Gabardo, Cleusa Valério Hagemeyer, Regina Cely C. |
author_role |
author |
author2 |
Hagemeyer, Regina Cely C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabardo, Cleusa Valério Hagemeyer, Regina Cely C. |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto “A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais”, desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais – pedagogos e professores – para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede – PDE/PR – Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.Palavras-chave: formação docente continuada; papel da universidade; relação universidade-escola; programa de desenvolvimento educacional(PDE/PR). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/12389 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/31019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901537533952 |