Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabardo, Cleusa Valério
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hagemeyer, Regina Cely C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087
Resumo: O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto “A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais”, desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais – pedagogos e professores – para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede – PDE/PR – Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.Palavras-chave: formação docente continuada; papel da universidade; relação universidade-escola; programa de desenvolvimento educacional(PDE/PR). 
id UFPR-4_4d2c04743c86e24107cb8933a1eeac23
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/19087
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto “A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais”, desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais – pedagogos e professores – para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede – PDE/PR – Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.Palavras-chave: formação docente continuada; papel da universidade; relação universidade-escola; programa de desenvolvimento educacional(PDE/PR). UFPRGabardo, Cleusa ValérioHagemeyer, Regina Cely C.2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-1121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/12389https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/31019info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19087Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
title Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
spellingShingle Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
Gabardo, Cleusa Valério
title_short Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
title_full Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
title_fullStr Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
title_full_unstemmed Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
title_sort Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
author Gabardo, Cleusa Valério
author_facet Gabardo, Cleusa Valério
Hagemeyer, Regina Cely C.
author_role author
author2 Hagemeyer, Regina Cely C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabardo, Cleusa Valério
Hagemeyer, Regina Cely C.
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto “A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais”, desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais – pedagogos e professores – para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede – PDE/PR – Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.Palavras-chave: formação docente continuada; papel da universidade; relação universidade-escola; programa de desenvolvimento educacional(PDE/PR). 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/12389
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19087/31019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 93-112
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901537533952