Expectativas formativas dos docentes participantes do pde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Audi, Amanda Godoi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cortela, Beatriz Salemme Correa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141681
Resumo: O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política pública de formação continuada dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná. Visa oferecer um tipo de formação em serviço aos docentes que atuam na educação básica de modo a propiciar uma elevação na qualidade de ensino oferecida, a produção de conhecimentos especializados e um diálogo entre os professores da Educação Básica e os professores Universitários. O PDE foi formulado para que fosse oferecida uma qualificação diferenciada ao profissional de ensino, completando assim sua formação docente. Este trabalho tem por objetivo analisar em que aspectos o programa consegue suprir as expectativas e necessidades iniciais desses profissionais e em que aspectos estão completando, realmente, a formação inicial dos docentes. Essa pesquisa está sendo realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná, nos campus de Cornélio Procópio e Jacarezinho, durante os anos de 2012 e 2013, 46 sujeitos responderam um questionário semi-estruturado. A pesquisa é quantitalitativa, de caráter exploratório. O questionário visou levantar as necessidades formativas e expectativas curriculares destes sujeitos com vistas a oferecer subsídios para possíveis reformulações para melhorias na implementação do projeto. A pesquisa está em andamento, mas até o presente momento foi possível constatar que com o PDE, os professores passam a frequentar novamente o universo acadêmico, despertando interesses, fazendo com que muitos sintam a necessidade de continuar se especializando e tornar-se produtor do saber sistematizado.
id UNSP_192a465ab3dc251a8ffaad7b845fb44f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141681
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Expectativas formativas dos docentes participantes do pdeO Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política pública de formação continuada dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná. Visa oferecer um tipo de formação em serviço aos docentes que atuam na educação básica de modo a propiciar uma elevação na qualidade de ensino oferecida, a produção de conhecimentos especializados e um diálogo entre os professores da Educação Básica e os professores Universitários. O PDE foi formulado para que fosse oferecida uma qualificação diferenciada ao profissional de ensino, completando assim sua formação docente. Este trabalho tem por objetivo analisar em que aspectos o programa consegue suprir as expectativas e necessidades iniciais desses profissionais e em que aspectos estão completando, realmente, a formação inicial dos docentes. Essa pesquisa está sendo realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná, nos campus de Cornélio Procópio e Jacarezinho, durante os anos de 2012 e 2013, 46 sujeitos responderam um questionário semi-estruturado. A pesquisa é quantitalitativa, de caráter exploratório. O questionário visou levantar as necessidades formativas e expectativas curriculares destes sujeitos com vistas a oferecer subsídios para possíveis reformulações para melhorias na implementação do projeto. A pesquisa está em andamento, mas até o presente momento foi possível constatar que com o PDE, os professores passam a frequentar novamente o universo acadêmico, despertando interesses, fazendo com que muitos sintam a necessidade de continuar se especializando e tornar-se produtor do saber sistematizado.Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Audi, Amanda GodoiCortela, Beatriz Salemme Correa [UNESP]2016-07-19T13:00:01Z2016-07-19T13:00:01Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6321-6332application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6321-63322357-7819http://hdl.handle.net/11449/141681ISSN2357-7819-2014-6321-6332.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:07:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141681Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:07:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
title Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
spellingShingle Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
Audi, Amanda Godoi
title_short Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
title_full Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
title_fullStr Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
title_full_unstemmed Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
title_sort Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
author Audi, Amanda Godoi
author_facet Audi, Amanda Godoi
Cortela, Beatriz Salemme Correa [UNESP]
author_role author
author2 Cortela, Beatriz Salemme Correa [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Audi, Amanda Godoi
Cortela, Beatriz Salemme Correa [UNESP]
description O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política pública de formação continuada dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná. Visa oferecer um tipo de formação em serviço aos docentes que atuam na educação básica de modo a propiciar uma elevação na qualidade de ensino oferecida, a produção de conhecimentos especializados e um diálogo entre os professores da Educação Básica e os professores Universitários. O PDE foi formulado para que fosse oferecida uma qualificação diferenciada ao profissional de ensino, completando assim sua formação docente. Este trabalho tem por objetivo analisar em que aspectos o programa consegue suprir as expectativas e necessidades iniciais desses profissionais e em que aspectos estão completando, realmente, a formação inicial dos docentes. Essa pesquisa está sendo realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná, nos campus de Cornélio Procópio e Jacarezinho, durante os anos de 2012 e 2013, 46 sujeitos responderam um questionário semi-estruturado. A pesquisa é quantitalitativa, de caráter exploratório. O questionário visou levantar as necessidades formativas e expectativas curriculares destes sujeitos com vistas a oferecer subsídios para possíveis reformulações para melhorias na implementação do projeto. A pesquisa está em andamento, mas até o presente momento foi possível constatar que com o PDE, os professores passam a frequentar novamente o universo acadêmico, despertando interesses, fazendo com que muitos sintam a necessidade de continuar se especializando e tornar-se produtor do saber sistematizado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:01Z
2016-07-19T13:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6321-6332
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141681
ISSN2357-7819-2014-6321-6332.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141681
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6321-6332
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6321-6332.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6321-6332
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649612998770688