Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207 |
Resumo: | O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o formando vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso. Images of teachers and webs of knowledge in daily work Abstract The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities. |
id |
UFPR-4_4dbd6691f07363912cecec038499fbd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2207 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentosrede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers. O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o formando vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso. Images of teachers and webs of knowledge in daily work Abstract The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-361984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/1850https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/31369Alves, Nildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2207Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
title |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
spellingShingle |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos Alves, Nilda rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers. |
title_short |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
title_full |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
title_fullStr |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
title_full_unstemmed |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
title_sort |
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos |
author |
Alves, Nilda |
author_facet |
Alves, Nilda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Nilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers. |
topic |
rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers. |
description |
O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o formando vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso. Images of teachers and webs of knowledge in daily work Abstract The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/1850 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/31369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893530607616 |