Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nilda
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207
Resumo: O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o ‘formando’ vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso. Images of teachers and webs of knowledge in daily work Abstract The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities.
id UFPR-4_4dbd6691f07363912cecec038499fbd3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2207
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentosrede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers. O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o ‘formando’ vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso. Images of teachers and webs of knowledge in daily work Abstract The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-361984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/1850https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/31369Alves, Nildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2207Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
title Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
spellingShingle Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
Alves, Nilda
rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers.
title_short Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
title_full Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
title_fullStr Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
title_full_unstemmed Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
title_sort Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
author Alves, Nilda
author_facet Alves, Nilda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nilda
dc.subject.por.fl_str_mv rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers.
topic rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers.
description O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o ‘formando’ vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso. Images of teachers and webs of knowledge in daily work Abstract The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/1850
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207/31369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 19-36
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893530607616